Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Peça "Escambo" de Votuporanga está no Mapa Cultural Paulista

O ator Alexandro André explicou que a obra se apoia na definição de permuta, troca direta em que uma das partes entrega um bem ou produto em permuta de outro, sem uso de moeda

Publicado em: 13 de maio de 2016 às 13:19

Votuporanga foi selecionada para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista na categoria artes cênicas. O município está representado pela Cia 2 Atos, com o espetáculo “Escambo”. A atração será encenada neste domingo (15/5), às 15h, na capital.

“Escambo” surgiu como uma proposta de teatro de rua podendo ser apresentado em locais abertos como praças ou espaços alternativos, que utiliza a linguagem da onomatopeia juntamente com a figura do palhaço, além da alusão de malabares e movimentos circenses.

O ator Alexandro André explicou que a obra se apoia na definição de permuta, troca direta em que uma das partes entrega um bem ou produto em permuta de outro, sem uso de moeda. “O espetáculo retrata, com linguagem do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico, ideológico ou artístico. Nessa luta por sobreviver e depois de uma intensa disputa os protagonistas descobrem que é possível dividir, compartilhar e que, finalmente, a união faz a força”, disse.

Com a direção de Silvio da Cunha, a concepção do espetáculo é dos artistas Alexandro André e Denis Azevedo, além de diversas colaborações de parceiros durante a sua criação.

O artista falou da expectativa para a apresentação de domingo. “É sempre positiva, pois você tem a possibilidade de conhecer e promover um intercâmbio não só com os artistas participantes, como também com produtores e gestores culturais, podendo estabelecer um vínculo de modo a constituir uma rede comunicativa e diversas possibilidades de parcerias decorrentes da atividade artística”, afirmou.

Alexandro explicou que o Mapa Cultural Paulista é composto por três fases, sendo a primeira fase municipal, onde os grupos inscritos são avaliados e um é selecionado para a etapa regional. “Na nossa região, a de São José do Rio Preto, fomos avaliados por outra banca, para o estadual”, complementou.

Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, identificando-as com a missão de revelar valores e promover segmentos com pouca visibilidade no meio cultural.

As 13 companhias de teatro selecionadas chegaram ao grupo seleto da mostra concorrendo com 108 grupos que mostraram o que se produz na linguagem de teatro em cidades paulistas. Após a fase estadual, os grupos integram a fase circulação, quando fazem apresentações em três municípios do Estado.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita e é possível retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro Sergio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo – SP).



Publicidade