Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Eliane Godoi é escolhida organizadora do 6º Festival Literário de Votuporanga

FLIV 2016, que será realizada entre os dias 21 e 29 de outubro, no recém-inaugurado Parque da Cultura

Publicado em: 23 de agosto de 2016 às 14:51

Eliane Godoi é escolhida organizadora do 6º Festival Literário de Votuporanga
Gerente da unidade votuporanguense do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e ex-secretária municipal de Educação e Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, foi escolhida para a apadrinhar a 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga - FLIV 2016, que será realizada entre os dias 21 e 29 de outubro, no recém-inaugurado Parque da Cultura.

Reconhecida por suas iniciativas de apoio à comunidade artística local, bem como por seus esforços em favor de um maior acesso à arte e à cultura pela população do município, Godoi atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Instituto Comuna, organização encarregada da realização do FLIV, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga.

Durante sua gestão na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Eliane foi a responsável pelo início do FLIV. Antes disso, ainda como gerente do Senac, já realizava a Feira de Troca de Livros, uma iniciativa que tinha por objetivo incentivar a circulação de títulos literários entre os moradores da cidade, de forma gratuita. Entre seus lemas sempre esteve: "Vamos fazer de Votuporanga uma cidade de leitores".

Sobre o título de patronesse desta edição do FLIV, Eliane Godoi se disse “muito honrada pelo convite” e também fez questão de ressaltar a relevância do festival para o cenário cultural da cidade: “considero que o FLIV tem uma importância ímpar no desenvolvimento literário e cultural de Votuporanga e região, proporcionando o acesso à leitura e, por consequência, contribuindo para o desenvolvimento humano”.

O prefeito Junior Marão afirmou que ter Eliane como patronesse do FLIV “é uma homenagem mais do que justa por toda sua dedicação ao evento” e também expressou um desejo pessoal de que “o Festival Literário tenha uma vida longa em Votuporanga e que continue a levar o nome de nossa cidade para todo o Brasil”.

De acordo com a coordenadora do evento, Cibeli Moretti, a escolha de homenagear Eliane com o título de patronesse se deu não só por conta de seu perfil de “amante das artes”, que “gosta de ver a cidade pulsando”, mas também devido à sua atuação como gestora: “Ela escreveu uma nova história para a arte e para a cultura na cidade”, afirma Cibeli. “A Eliane abriu diversos caminhos para Votuporanga. Ela se aproximou muito da classe artística e profissionalizou a gestão cultural, numa época em que o Departamento de Cultura ainda pertencia à Secretaria Municipal de Educação”, completa.

Para a Secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp. “a escolha da Eliane para apadrinhar o evento é uma forma de homenageá-la por ter viabilizado o nascimento do FLIV, e também reconhece seu histórico à frente de importantíssimos trabalhos no município”.

Ainda segundo a coordenadora do festival, ao eleger Godoi como patronesse do FLIV 2016, o evento reafirma seu objetivo de “destacar a importância das mulheres”, já que, neste ano, a personalidade homenageada pelo FLIV será a escritora goiana Cora Coralina (1889-1985), considerada uma das importantes poetisas da literatura brasileira.

Antes de Cora, a única figura feminina a ser homenageada pelo festival foi a artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973), lembrada na edição de 2014 do evento.

O festival

A 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será realizada entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Cultura. O evento contará com atrações como shows, contação de histórias, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos de teatro e dança, exposição e venda de livros, entre outras atividades. Toda programação tem entrada gratuita.

Neste ano, o FLIV terá início com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regênciado maestro João Carlos Martins, no dia 21 de outubro. Os demais shows, atrações e convidados especiais serão divulgados nas próximas semanas.

O Festival Literário de Votuporanga é realizado pelo Instituto Comuna e pela Prefeitura de Votuporanga, com a promoção da TV TEM, afiliada da Rede Globo, e patrocínio da Elektro, por meio do ProAC-ICMS – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. O evento também conta com apoio do SESI-SP (Serviço Social da Indústria), do SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e do Governo do Estado de São Paulo através das Organizações Sociais de Cultura Poiesis, APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e da Abaçaí Cultura e Arte.Para acompanhar as novidades sobre o festival e obter mais informações, acesse o site do evento (www.flivotuporanga.com.br) ou visite a página do FLIV no Facebook (www.facebook.com/flivotuporanga).

Escritores e demais interessados em apoiar o evento também podem entrar em contato pelo e-mailfliv@flivotuporanga.com.br.





Publicidade