Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

FLIV é atração cultural nacional a partir desta sexta-feira em Votuporanga

Até o dia 29 de outubro o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo ocupa Centro Cultural e Área de Lazer

Publicado em: 20 de outubro de 2016 às 18:57

FLIV é atração cultural nacional a partir desta sexta-feira em Votuporanga
Votuporanga sedia a partir desta sexta-feira (21/10) até o dia 29 de outubro o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo. A 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga promete atrair um público vindo de mais de 40 cidades do interior paulista, com uma extensa programação cultural.

A cerimônia de abertura do festival terá início às 21h e contará com a presença de autoridades, apoiadores, organizadores e imprensa. A solenidade acontecerá no Palco Principal do Parque da Cultura e será seguida da apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins.

Pouco antes, às 19h30, a Prefeitura de Votuporanga inaugura o Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, que sediará grande parte da programação do FLIV.

Na apresentação, a orquestra trará composições de grandes nomes da música erudita, como Beethoven, Bach e Mozart. O encerramento do espetáculo promete um momento especial, quando o maestro assumirá o piano e relembrará sua trajetória como concertista.

Em 2016, o FLIV terá sua maior edição, com mais de 160 atividades, divididas em nove dias de programação, contabilizando cerca de 125 horas gratuitas de promoção à cultura, com foco no incentivo à leitura entre o público infanto-juvenil. O caderno com a programação completa do evento será distribuído gratuitamente para os visitantes e já está disponível para download no siteflivotuporanga.com.br.

Além dos realizadores Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo através do Proac/SP - Programa de Ação Cultural, o FLIV 2016 conta com os patrocínios oficiais do Guaraná Antarctica e Elektro.

O festival também tem importantes apoiadores culturais: Grupo HSA; Senac; Abaçaí Organização Social de Cultura; Facchini; Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais, Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; SESCOOP/SP; SESI-SP; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; Media Lab/UFG e SP Leituras Organização Social de Cultura . A promoção do evento é da TV TEM.

Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP

Fruto da parceria entre a Fundação Bachiana e o SESI-SP, a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP é formada por jovens talentos e também por músicos experientes de diversas idades, sob a regência e direção artística do mundialmente reconhecido maestro João Carlos Martins.

Composta por 65 instrumentistas, a orquestra contribui para a formação de talentos e abre diversas oportunidades para profissionais, levando a cultura da música erudita a milhares de brasileiros e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.

Desde o início de sua atividade, a Bachiana Filarmônica SESI-SP já se apresentou em diversas cidades do interior de São Paulo, nas periferias de grandes centros, em renomados teatros ao redor do Brasil e em grandes palcos da música mundial, como Carnegie Hall, o Lincoln Center e o Metropolitan, em Nova York.

Maestro João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins construiu uma sólida carreira como pianista, se apresentando em diversos países ao redor do mundo. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa de Bach para teclado.

Devido a problemas físicos, João Carlos Martins teve de abandonar os palcos como instrumentista e, desde então, tem canalizado para a regência sua paixão pela música. Atualmente o maestro é diretor artístico e regente titular da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP.

Publicidade