Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Web Série “INDO - O que Fizemos que Estamos”

Concebida por Jef Telles, de São José do Rio Preto/SP

Publicado em: 10 de outubro de 2017 às 18:39

Polo cultural do interior paulista visto como grande revelador de artistas de diversas áreas, a cidade de São José do Rio Preto tornou-se conhecida no cenário artístico nacional por ser realizadora do FIT - Festival Internacional de Teatro. E será possível conhecer um pouco do que pensam artistas, gestores e entusiastas da arte que moram nessa cidade, para além de suas obras. Eles protagonizam a Web Série “INDO - O que Fizemos que Estamos”, do videasta Jef Telles, que estreia nesta terça-feira, dia 10, no canal multimídia “Café Insônia”.

Junto com sua equipe, o autor do projeto reuniu mais de 60 artistas de Rio Preto para captação de depoimentos sobre a vida, a arte e o papel do artista. Presente, passado e futuro artístico estiveram em foco, em um intenso trabalho audiovisual dentro da área documental. Conflitos familiares surgidos a partir da escolha da profissão, a competitividade na classe artística e a influência da tecnologia nas artes são alguns dos assuntos que vieram à tona.

Em 20 episódios, a Web Série poderá ser acompanhada pelo canal “Café Insônia” no YouTube e também na página “Café Insônia” no Facebook (www.facebook.com/cafeinsonia3). A obra será exibida em vídeos entre três e cinco minutos, em formato Full HD, organizados em 18 capítulos. Serão publicados dois episódios por semana, com início a partir desta terça-feira, dia 10, sempre às terças e quintas-feiras, até dezembro.

“INDO - O que Fizemos que Estamos é um projeto documental que pretende, além de ser uma vitrine de artistas e entusiastas, construir reflexões acerca da arte que fazemos, outrora, que fizemos. Também busca registrar, por meio do audiovisual, um fragmento da época em que vivemos”, fala Telles, que é videasta, roteirista, ator e diretor teatral.

Entre os artistas que participam do vídeo, estão Beta Cunha (atriz), Fagner Rodrigues (diretor teatral), Jorge Vermelho (ator e diretor teatral), juny kp! (artista visual), Kléber Félix (escritor), Ubirathan do Brasil (poeta), e outros. Além de Telles, Henrique Sezara e Isabella Matos fizeram as entrevistas.

“INDO – O que Fizemos que Estamos” foi um dos projetos selecionados na modalidade Artes Audiovisuais do Prêmio Nelson Seixas 2017, de fomento à cultura, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto. O lançamento da Web Série acontece depois de quatro apresentações da obra na íntegra, em formato de videoinstalação, realizadas como parte de sua circulação do projeto. Os vídeos são os mesmos dos eventos presenciais.

Como surgiu

No final de 2016, Jef Telles realizou um evento chamado “Teatrópolis”, no Sesc Rio Preto, envolvendo cerca de 40 artistas locais. A proposta consistiu em fazer um recorte de cenas de peças teatrais de São José do Rio Preto, culminando em um único espetáculo, de caráter performativo e audiovisual. Durante os 30 dias que antecederam o evento, o artista produziu, de forma independente, o “Prólogo a Teatrópolis”, um outro evento, realizado no espaço cultural independente Casa das Janelas, dividido em três noites, reunindo mais de 60 artistas da cidade para captação de depoimentos sobre vida, arte e o papel do artista. A produção do espaço foi de Bruna Borges, Daniela Honório, Jorge Etecheber e Ubirathan do Brasil.

O intuito de ambos os projetos foi, além da reunião e da confraternização, proporcionar um conhecimento maior sobre cada um. Das mais de 60 horas de captação, envolvendo cenas, performances, videoartes e depoimentos, originou-se o projeto documental “INDO - O que Fizemos que Estamos”.

“Em um mundo onde os gêneros artísticos se integram cada vez mais e, ao mesmo tempo, nossa comunicação é mais veloz e, por vezes, mais superficial, ecoavam as perguntas: O que fizemos... que estamos indo? Quem somos... que estamos indo? Que tipo de artistas somos e o que pensamos estar provocando?”, diz o artista.



Serviço: Lançamento da Web Série INDO – O que Fizemos que Estamos, de Jef Telles, no canal multimídia Café Insônia

Link do vídeo promocional: https://www.youtube.com/watch?v=iTWLJmU2m-I



FICHA TÉCNICA

DO PROJETO DE CIRCULAÇÃO

Concepção, Direção, Projeto Gráfico, Videoinstalação e Web Série: Jef Telles

Cenotécnico: Ronaldo Celeguini

Assessoria de Imprensa: Graziela Delalibera

Foto Performance e Registro Audiovisual: Jef Telles

Produção: Daniela Honório

DA OBRA

Concepção, Direção e Edição: Jef Telles

Entrevistadores: Henrique Sezara, Isabella Matos e Jef Telles

Captações de Imagem: Fernando Macaco, Guilherme Di Curzio, Henrique Sezara, Jef Telles e Samuel Merighi

Captações de Som: Bruno Clementin e Guilherme Di Curzio

Produção de Espaço: Bruna Borges, Daniela Honório, Jorge Etecheber e Ubiratan do Brasil

Fotografia Still: Victor Natureza

Produção: Daniela Honório

Publicidade