Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

FORMAÇÃO CÊNICA EM RIO PRETO

O objetivo é compartilhar os saberes e as práticas da Cia. Cênica com outros artistas e fomentar a criação

Publicado em: 14 de fevereiro de 2018 às 17:41

Grupo de teatro rio-pretense que em seus 10 anos de história tem pesquisado o teatro popular e sua fusão com a música, a Cia. Cênica abre nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, as inscrições para o seu Núcleo de Formação Cênica. O objetivo é compartilhar os saberes e as práticas da Cia. Cênica com outros artistas e fomentar a criação de novos grupos teatrais em Rio Preto. O público-alvo são atores e interessados em artes cênicas a partir de 16 anos.

No Núcleo de Formação Cênica, os integrantes da Cia. Cênica e convidados ministram aulas de interpretação, canto, preparação vocal, preparação corporal, dramaturgia e produção, entre outras, tendo como eixo norteador a montagem de um espetáculo.

A atividade, que será oferecida gratuitamente, é uma das ações do Projeto Território Cênico 2018, contemplado pelo Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Estado.

As inscrições para o Núcleo de Formação Cênica vão até o dia 25 de fevereiro. Os interessados devem preencher e enviar o formulário pela internet, no endereço:https://goo.gl/forms/pjTdLStYeNw4sJKa2. Serão oferecidas 25 vagas, e os inscritos passarão por um processo seletivo que compreende três etapas eliminatórias. São elas: envio de carta de interesse no ato da inscrição; participação em aula aberta, e apresentação de uma cena de até três minutos, com texto previamente estabelecido pela comissão de seleção.

As aulas terão início em 20 de março, na sede da Cia. Cênica, que fica no Jardim Seixas. Os selecionados irão mergulhar no universo de Jorge Andrade, um dos maiores e mais importantes dramaturgos brasileiros, natural de Barretos, morto em 1984.

Com seis meses de duração, essa é a segunda edição do Núcleo, que teve início em 2017. Nesta edição, a carga horária será ampliada de três para seis horas semanais, e haverá um encontro quinzenal, aos sábados, conduzido por um orientador do Projeto Ademar Guerra, parceiro do Núcleo.



O projeto

O projeto Território Cênico começou em 2016, com apoio do Programa Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura. Foram nove oficinas de diversas linguagens artísticas e três mostras, que alcançaram um público aproximado de 350 pessoas. Dentro do projeto nasceu a Cia. Território da Dança.



Em 2017, mesmo sem apoio, a Cia. Cênica desenvolveu a primeira edição do Núcleo de Formação Cênica, com 21 artistas participantes. Em 2017, o Núcleo produziu o espetáculo “Uma coisa depois da outra”, criação coletiva dos artistas participantes, que assinaram também a dramaturgia.

Outras ações

Além do Núcleo de Formação Cênica, ao longo de 2018, a Cia Cênica desenvolverá outras quatro ações dentro do projeto Território Cênico, com o apoio do ProAC.

São elas:

Workshops:o projeto prevê a realização de três workshops voltados a artistas, com profissionais convidados, nas áreas de linguagem, caracterização e gestão de grupos.

Balaio de Prosa:abertos a todos os interessados, serão realizados três bate-papos conduzidos por artistas convidados, que tratarão de temas relevantes no cenário artístico e cultural atual.

Ninho: Fomento e Intercâmbio:cinco grupos parceiros da Cia. Cênica e ocupantes da sede recebem artistas convidados para encontros de intercâmbio, a fim de contribuírem com seus atuais processos de pesquisa. Como parte do intercâmbio e, ao mesmo tempo, como contrapartida ao projeto, cada grupo irá realizar uma apresentação de um de seus espetáculos na sede da companhia.

Arte de Quinta:ação permanente em que serão apresentados, às quintas-feiras, na sede Cênica e na Praça das Rosas, os oito espetáculos que compõem o repertório da Cia. Cênica: “Acordes”, “Auto da Anunciação”, “Por Quê?”, “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”, “Virado à Paulista”, “Terra abaixo, Rio acima”, “A Cor Silva” e “Queijo & Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim”.

Para Fagner Rodrigues, diretor e fundador da Cia. Cênica, o projeto Território Cênico possibilitará à companhia dar continuidade às práticas de fortalecimento, instrumentalização e manutenção da sua sede como um espaço independente, compartilhado e democrático de Rio Preto, voltado à formação, difusão, pesquisa e produção cultural, em pleno diálogo com a comunidade.

Link para download de fotos:https://we.tl/T11AXEM1nu



Serviço:

Núcleo de Formação Cênica

Período de inscrição: 15 a 25 de fevereiro

Período de seleção: 26 de fevereiro a 14 de março

Início das aulas: 20 de março

Número de vagas: 25

Público-alvo: atores e interessados em artes cênicas a partir de 16 anos

Local: Sede Cênica (Avenida das Hortênsias, 263 – Jardim dos Seixas)

Inscrições: os interessados devem preencher e enviar o formulário pela internet, no endereço:https://goo.gl/forms/pjTdLStYeNw4sJKa2

Informações:territoriocenico@ciacenica.com.br





Publicidade