Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

MAIS DE 30 ATRAÇÕES NO FLIV NESTA SEXTA-FEIRA

Todas gratuitas e abertas pra comunidade, com várias manifestações artísticas e literárias

Publicado em: 13 de setembro de 2018 às 19:10

MAIS DE 30 ATRAÇÕES NO FLIV NESTA SEXTA-FEIRA

A edição de 2018 do Festival Literário de Votuporanga – FLIV chega ao seu oitavo dia de programação com mais de 30 atrações gratuitas e abertas a toda a comunidade, sempre dando destaque à multiplicidade de linguagens e manifestações artísticas e literárias.

Um dos destaques desta sexta-feira (14/9) é o bate-papo “Quadrinhos, literatura, arte e produção independente”, que reunirá as autoras Lorena Kaz e Ivana Arruda Leite, às 19h30, na sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, para uma conversa com o público, mediada pelo curador do FLIV 2018, Reynaldo Damazio.

Nascida no Rio de Janeiro, a designer, ilustradora e quadrinista Lorena Kaz desenvolve o projeto de quadrinhos “Morrer de Amor e Continuar Vivendo”, já exposto em São Paulo, no Museu Casa das Rosas, no ano de 2014, e no Salão de Humor de Piracicaba, em 2015. Algumas das peças do projeto foram trazidas a Votuporanga e podem ser conferidas pelo público no primeiro piso do Centro de Cultura e Turismo, onde estão expostas em mini-cavaletes distribuídos pelo ambiente.

Lorena também mantém a fanpage “Projeto Morrer de Amor – Apoio Emocional”, no Facebook, com o objetivo de auxiliar mulheres na superação da dependência emocional e no combate a relacionamentos abusivos.

Já Ivana Arruda Leite é escritora e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Natural de Araçatuba (SP), é autora dos livros de contos “Histórias da mulher do fim do século”, “Falo de mulher”, “Ao homem que não me quis” e “Cachorros”; da novela “Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60”; e dos romances “Hotel Novo Mundo”, “Alameda Santos” e “Breve passeio pela história do homem”, além de títulos infantis e infanto-juvenis.


Contação de histórias

Nesta sexta, às 9h, a programação de contação de histórias do Galpão FLIV conta com a participação do professor e escritor paranaense Anderson Novello, que traz ao público do festival algumas das narrativas presentes em seus livros. Mais tarde, às 16h30, o autor será homenageado pelos alunos do CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho”, na Biblioteca Municipal “Castro Alves”, com a atividade “Prazer literário: a hora dos contadores de histórias”.

Mais cedo, às 8h, a contadora de histórias Fafá Conta, conhecida pelo sucesso de seu canal no YouTube, costura suas narrativas num jogo com o público e com a ajuda de seu boneco Lelê, que se transforma de acordo com a imaginação e a criatividade da plateia.

Ainda na sexta, Fafá retorna ao Galpão com mais três sessões de contação: às 10h, às 11h e às 12h. Já no período da tarde, o espaço recebe contações de Denise Cruz, do Grupo Parampará, às 13h e às 14h, e da Cia. Entre Aspas, que apresenta “Os Contos de Grimm”, às 15h e às 16h.

A Biblioteca Municipal também será palco de contações de histórias oferecidas em parceria com o Senac Votuporanga e apresentadas por Goimar Dantas, às 9h e às 15h, e Janine Rodrigues, com a Jornada Literária Piraporiando, às 10h30.

Espetáculo circense

Às 18h30, o Auditório Externo do Centro de Cultura e Turismo sedia o espetáculo circense “Fiorella Desequilibrada”, que traz à cena uma grande brincadeira com o equilíbrio e o desequilíbrio. No picadeiro, enquanto a palhaça Fiorella aguarda o atendimento de seu psiquiatra, ela também mostra suas habilidades, surpreendendo o público com números de equilibrismo, com rola-rola, chicote e acrobacias.

Atrações musicais

A noite da segunda sexta-feira do FLIV 2018 também será marcada por apresentações musicais. Às 21h, o Palco Principal do Parque da Cultura recebe o show “Raizeiros”, idealizado e produzido pelo tenor Nasar. O espetáculo canta e conta a história da música brasileira de raiz, fazendo uma releitura de clássicos da música sertaneja e homenageando seu criador, o bandeirante Cornélio Pires.

Logo em seguida, o palco da Galpão FLIV recebe mais um sarau, comandado pela cantora Zu Laiê e pelo violonista José Cássio Jaber. No show “Neoclássico”, o duo revista ritmos que chegaram ao Brasil ainda no século XIX, sob a influência do desembarque da corte portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, além de suas mesclas com as matrizes culturais africanas, ressaltando os temperos que compõem a musicalidade nacional.

Palestras

Às 8h, na Biblioteca Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde promove uma palestra sobre o Banco de Leite, destacando a importância da doação de leite e os benefícios do aleitamento materno. Já às 16h, o tema apresentado pela pasta é o Planejamento Familiar, com ênfase nos cuidados essenciais à saúde no período anterior à gravidez.

Na sala Cinema Cultural, a autora votuporanguense Amanda Abreu realiza duas sessões da apresentação literária “Criação, edição e lançamento de um romance”, às 10h e às 15h. Com um poema publicado como vencedor do concurso “Ser Autor 2010”, dois livros registrados e um oficialmente lançado, Amanda relata, durante sua fala, os acertos e erros que a conduziram pelo caminho da escrita independente, em meio a um mercado dominado pelas grandes editoras.


Exibições de filmes, aulas livres e oficinas

Às 11h, a sala Cinema Cultural sedia uma sessão do filme infantil “Viva: a vida é uma festa”, exibido sob a licença MPLC Brasil. Já às 14h, o espaço exibe a produção nacional “O Filme da Minha Vida”, numa parceria com o programa Pontos MIS.

Ao longo do dia, o Parque da Cultura também recebe uma série de aulas livres, oficinas e atividades esportivas e ao ar livre. Entre as atividades previstas, estão: oficinas de produção de vídeo, artesanato, grafite, cartoon, confecção de tintas naturais e de fantoches; aulas livres de ballet aéreo, slackline, yoga, danças urbanas e clínica de vôlei. Os horários de todas as atividades e a programação completa do festival podem ser consultadas no site: www.flivotuporanga.com.br.

Organização

A organização do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2018 é da Prefeitura de Votuporanga, com execução da Associação Paulista de Amigos da Arte (APAA) e promoção da TV TEM, afiliada da Rede Globo. O evento conta com o patrocínio da Facchini; co-patrocínio da Unifev, Caixa Econômica Federal, Cofco International, Senac e Porecatu Supermercados; apoio da Cantoia Figueiredo, Santa Cruz Supermercados, Starb Alimentação, Vikstar, Sicredi, Marão Seguros, Ville Hotel Gramadão, Fiorilli Software, Pollus e Câmara Municipal de Votuporanga, com a colaboração da Poiesis - Organização Social de Cultura, Qualificação em Artes, Oficinas Culturais, Museu Casa das Rosas, SP Leituras e Pontos MIS. Para mais informações sobre o festival, acesse o site: www.flivotuporanga.com.br ou a fanpage: www.facebook.com/flivotuporanga.

Publicidade