Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Peça Expedição Pacífico em Votuporanga e região

A CIA TRUKS apresenta espetáculo infantil em 48 cidades do Interior de São Paulo

Publicado em: 12 de setembro de 2022 às 19:16

Talvez você já saiba que o plástico descartado por nós se acumula nos oceanos causando a morte de animais, por exemplo. O que pode ser novidade é que existem enormes ilhas de plástico concentradas em pontos específicos do oceano.Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando as imensas ilhas de plástico.



A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculoExpedição Pacífico, que a aCIA TRUKSapresenta em cidades do Interior de São Paulo:

Votuporanga(14 e 15/09),Ubarana(19 e 20/09),Olímpia(21 e 22/09) eBarretos(24 e 25/10). O grupo deHenrique Sitchiné referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.“Neste espetáculo, a Cia Truks transforma a grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, cuja extensão já é maior do que vários estados do Brasil juntos, em uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano”, explica o diretor Henrique Sitchin.

Na Grande Ilha de Lixo do Pacífico é que vão parar toda a sorte de detritos e rejeitos da nossa humanidade.Segundo a revista Scientific Report, existem nela mais de 1,8 trilhões de peças de plástico, o que equivale a 90 mil toneladas ou 500 jatos jumbo.Na história, as figuras de dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas.



Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas –, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.





Sobre a Cia Truks



A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. A Cia participa de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior, e em eventos e congressos vinculados à educação e à cultura. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos. O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site:www.truks.com.br



Ficha Técnica



Texto:Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas.Direção:Henrique Sitchin.Elenco:Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Iluminação:Robson Emílio.Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas:Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas.Trilha Sonora e Iluminação:Henrique Sitchin.Produção:Adryela Rodrigues.



Para roteiro



Expedição Pacífico– Espetáculo teatral para crianças a partir de 3 anos.



Link com fotos do espetáculo:

https://postimg.cc/gallery/VSPMz0Dhttps://postimg.cc/gallery/VSPMz0D



Link do espetáculo no site da Truks:

https://www.truks.com.br/espetaculos/expedicao-pacifico





Cronograma de Apresentações:14/09 Votuporanga.CEM Prof. Faustino PedrosoSessões às9h e 10h30|14h e 16h. R. Vila Rica, nº 2943 – Bairro: San Remo



15/09 Votuporanga.CEM Prof. Neyde Tonnani MarãoSessões às9h e 10h30|14h e 16h. Av. Conde Francisco Matarazzo, nº 1965 – Bairro: Jardim das Palmeiras I19/09 Ubarana .Casa da Cultura José Augusto dos Santos

Sessões às8h - 10h|13h - 15h30Av. Francisco Pinheiro, nº 1521 - Bairro Centro20/09 Ubarana.Casa da Cultura "José Augusto dos Santos"

Sessões às8h - 10h|13h - 15h30Av. Francisco Pinheiro, nº 1521 - Bairro Centro21/09 Olímpia .EMEB Prof Maurício César Alves PereiraSessões às9h e 10h30|14h e 16h.Rua Agostino Custodio, 186 - Jardim Leonor22/09 Olímpia .EMEB Joaquim Miguel dos SantosSessões às9h e 10h30|14h e 16h.Rua Américo Fonseca, 110, Vila São José



OUTUBRO



Sessões dias 24 e 25/10 Barretos

Publicidade