Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Jornalistas do Diário da Região fazem exposição

É o projeto 'Historias atrás de um Balcão ' em fotos no Riopreto Shopping

Publicado em: 31 de outubro de 2022 às 14:34

Quais segredos guardam os balcões de uma lanchonete ou de um restaurante? O que aquelas pessoas que estão lá têm para contar de suas histórias de vida? Pensando nisso, o jornalista Bruno Ferro e o fotojornalista Guilherme Baffi, do Diário da Região, criaram o projeto “Histórias Atrás de um Balcão”, composto por uma exposição fotográfica e um livro. A mostra, com visitação gratuita, fica em cartaz até o dia 7 de novembro, no Riopreto Shopping. Já o lançamento do livro está marcado para a próxima quinta-feira, dia 3 de novembro.

Segundo o jornalista Bruno Ferro, o projeto apresenta ao público de Rio Preto, Mirassol e Uchoa personagens anônimos, de diferentes partes do Brasil e do mundo, que apostam nas suas tradições e na união de ingredientes para apresentar as características do seu povo a quem prova seus pratos. Assim, essas pessoas atrás do balcão levam aos seus clientes uma mistura de cultura e de sabores. “A exposição apresenta os personagens ao público, com fotos da família, dos locais e dos pratos que fazem. Também traz um breve resumo da história de cada um, servindo de aperitivo para o livro”, diz Ferro.

Sem a intenção de destacar a alta gastronomia ou revelar renomados chefs de cozinha, o objetivo do projeto é retratar, por meio das fotos e textos, o relacionamento de cada personagem com a história e a cultura de onde nasceu – sejam esses personagens do interior de São Paulo ou migrantes – a partir de suas experiências e vivências.

Com textos líricos e informativos, a ideia principal do projeto é aproximar esses personagens do público que, pela correria do dia a dia, muitas vezes conhecem apenas o prato ou a guloseima que eles produzem, sem levar em conta a origem – tanto da comida quanto de quem a produz. “O projeto é importante para retratar a gastronomia regional que é tão rica e cheia de histórias fascinantes”, comenta Baffi.

O projeto “Histórias Atrás de um Balcão” é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e teve apoio das empresas Tereos, Expresso Itamarati, Kodilar e Natural Life.





(Salomão Boaventura- Diário da Região)


Publicidade