Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Dicas para caprichar no biscuit

Técnica com massa de modelar traz alguns segredinhos que fazem toda a diferença com adesivo especial

Publicado em: 14 de setembro de 2023 às 19:07

Dicas para caprichar no biscuit
O biscuit é uma técnica que encanta as pessoas com sua delicadeza, leveza e sofisticação. Quem nunca se surpreendeu positivamente vendo os bonequinhos de noivos em biscuit no topo do bolo de casamento? A imaginação vai longe usando a massa de modelar feita com porcelana fria.

A criatividade, o cuidado na montagem do biscuit e o uso de materiais de qualidade são elementos essenciais para caprichar na criação em biscuit. Para Ana Maglio (@aninhamagliobiscuit) e Joyce Martins (@amargaridafaz), profissionais artesãs, especialistas em biscuit e criadoras de conteúdo na área, esta técnica do artesanato é bem versátil e permite criar uma diversidade de projetos como bonecos, objetos de decoração, entre outros.

Confira algumas recomendações importantes para quem pretende começar ou quer aperfeiçoar os conhecimentos em biscuit.

1 Qual tipo de adesivo usar em biscuit?

A cola instantânea, como a Super Bonder, é uma das principais maneiras de fixar objetos na massa de biscuit já seca. Esse adesivo tem fixação imediata e une praticamente todos os substratos, permitindo também criações de biscuit com outros elementos, como madeira, acrílico, MDF, entre outros.

A fixação do biscuit seco na base também deve ser feita com cola instantânea. Para biscuit feitos na decoração de canecas, por exemplo, a Durepoxi Líquida também é indicada para a colagem da figura, após seca, no copo.

Detalhe importante: para massas de biscuit ainda úmidas, o ideal é que seja usada a cola branca.

2 Dica de biscuit aos iniciantes

Uma dica para quem pretende dar seus primeiros passos no biscuit é criar a arte em uma caneca de pouco ou sem uso, ideal para colocar a imaginação em prática. Coloque a massa ainda úmida de biscuit na superfície da caneca e faça a modelagem. O biscuit vai se soltar quando secar já com a forma da caneca. O passo final é colar esse biscuit na caneca.

“Uma sugestão simples de figuras para os iniciantes é o desenho do Papai Noel, que pode virar uma ótima lembrança de Natal. Os traços são fáceis de fazer e tem um visual marcante. Para a fixação na caneca, recomendo o uso de massa epóxi líquida, como o Durepoxi Líquido Transparente, que seca em poucos minutos com película incolor, que dá ótimo acabamento”, destaca Joyce Martins.

3 Cola em excesso pode prejudicar o acabamento

Existe a crença de que exagerar na quantidade de cola vai garantir a fixação do objeto. Não é bem assim. O ideal é utilizar o adesivo na quantidade certa. Muita cola pode prejudicar a estética e deixar pequenos resíduos.

Na hora de fixar um objeto no outro, a dica é preencher toda a área a ser colada com o adesivo. Aplicar o adesivo além da área, ou então aplicar o adesivo nas duas superfícies, pode transbordar e dar uma estética ruim.

“Lambuzar a peça com cola pode afetar o acabamento. Excesso de adesivo no acrílico, por exemplo, pode deixar resíduos esbranquiçados. Por outro lado, se usarmos pouca cola, pode não garantir a eficiência desejada. A cola deve ser aplicada na quantidade ideal, sem mais nem menos”, destaca Ana Maglio.



Crédito da imagem: Ana Maglio

4 Moldagem, acabamento e durabilidade das peças

A moldagem do biscuit deve ser feita enquanto a massa estiver úmida. Depois de ganhar forma, a etapa seguinte é esperar a figura secar. As partes do corpo de um bonequinho em biscuit são coladas quando a massa estiver seca.

“A junção do corpinho com a cabeça, se não for bem feita, pode se descolar antes do tempo. As fixações das partes que formam um biscuit, quando coladas corretamente, vão proporcionar um resultado duradouro”, diz Joyce Martins.

5 Atenção às peças pequenas

A sofisticação das artes feitas em biscuit se dá, principalmente, com a presença de peças pequenas. A colagem desses pequenos objetos, portanto, deve ser precisa e na medida certa para ter um visual encantador.

Para que essa fixação aconteça de forma precisa, algumas recomendações são importantes. Uma delas é utilizar cola instantânea com bico alongado, que ajuda a dar maior precisão principalmente às colagens de peças minúsculas. O bico alongado também evita o contato do adesivo com a pele durante a aplicação, qualificando o acabamento.

Outra sugestão é utilizar adesivos instantâneos com fórmula em gel, como a Super Bonder Creative, que eleva o nível da aplicação já que a composição em gel não escorre e tem fixação imediata.

“O strass é uma peça muito utilizada em biscuit e que requer cuidado especial por ser bem pequena. Um pinguinho de cola de Super Bonder na peça pequena já é o suficiente. Essa atenção na colagem é fundamental para garantir a eficiência no acabamento e durabilidade”, explica Ana Maglio.

Sobre HenkelCom suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: "Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2022, a Henkel registrou vendas de mais de 22,4 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,3 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. Mais informações em www.henkel.com.

Publicidade