Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Cia. Fábrica de Sonhos lança série com podcasts

Gravado durante a 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato”

Publicado em: 21 de fevereiro de 2024 às 08:53

A partir deste sábado (17/2), a Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto (SP), lança em seu canal no Youtube o primeiro episódio da série de podcasts gravada durante a 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato”. Foram gravados 14 episódios da atividade formativa “Diálogos Sobre a Cena”, que teve a participação de Dib Carneiro Neto, crítico teatral e especialista em teatro para crianças, Eduardo Catanozi, um dos curadores do Festival e de todos os grupos teatrais participantes. Apresentação foi feita pelo jornalista e assessor de imprensa do Festival, Luciano Moura.

De acordo com a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do “Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato”, os podcasts foram gravados em um estúdio ambientado no Espaço Fábrica de Sonhos, Vila Ercília, em São José do Rio Preto. “Durante os 14 podcasts, os grupos compartilharam os conteúdos das pesquisas teatrais desenvolvidas por seus núcleos de atuação cênica e suas trajetórias. A curadoria explanou sobre suas perspectivas curatoriais para o Festival, tendo em vista o alinhamento dos temas escolhidos para a composição da grade e como o grupo contribuiu para a construção do pensamento crítico e reflexivo sobre a produção teatral para crianças. Já o crítico teatral Dib Carneiro Neto apresentou suas impressões sobre os espetáculos encenados, avaliando questões artísticas e técnicas da produção”, afirmou.

Vale ressaltar que será disponibilizado um novo episódio da série de podcasts “Diálogos Sobre a Cena” a cada dois dias no Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. O primeiro podcast é sobre o espetáculo “Era uma vez... João e Maria”, da companhia anfitriã do festival, Fábrica de Sonhos. Os participantes deste episódio foram Guido Caratori, que é o diretor da peça, e as atrizes Drica Sanches, Debora Louzanine e Malu Oliveira.

*Sobre o Festival*

Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, a 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” foi realizada pela Cia. Fábrica de Sonhos e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos do Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC) – Edital 40/2023, e contou com apoio do Sesi São Paulo, Uniodonto, Açúcar Guarani e Cotuba.

Durante os 11 dias do festival rio-pretense, 14 espetáculos foram apresentados em dois espaços multiculturais: Teatro do Sesi Rio Preto e Espaço Fábrica de Sonhos. Todos contaram com interpretação simultânea em libras. A curadoria do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, foi realizada pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. Entre os principais temas abordados pelos grupos selecionados pela dupla de curadores foram: a magia e a tradição da arte circense, preservação ambiental, empoderamento feminino, cultura popular, liberdade de escolhas, combate às fake news, multiverso e releituras de clássicos infantis.

“A 18ª edição do ‘Festival Em Janeiro o Teatro para Criança é o Maior Barato’ foi um sucesso e atingiu seu principal objetivo que é oferecer acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população. A seleção dos 14 espetáculos tem grande parcela nessa grata repercussão do festival com plateias lotadas. A curadoria teve a sensibilidade em escolher peças com temáticas potentes e que mostra a pluralidade de assuntos das produções realizadas para toda a família pelas companhias brasileiras”, destacou Drica Sanches. Mais informações pelo sitewww.festivaldejaneiro.com.

Publicidade