Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Dia de Campo com gado Jersey na Estância São Luís

Esta edição terá como tema a “Sustentabilidade e a Segurança Alimentar na Pecuária Leiteira”

Publicado em: 11 de maio de 2016 às 18:16

A Estância João Luís realiza, nesta sexta-feira, 13 de maio, o IV Dia de Campo da Estância João Luís – Genética Jersey. Esta edição terá como tema a “Sustentabilidade e a Segurança Alimentar na Pecuária Leiteira” e deve receber mais de 650 produtores de diferentes estados e 60 empresas parceiras. Na programação, palestras, cursos e workshops, visitas às estações técnicas e concurso de queijos artesanais. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site www.estanciajoaoluis.com.br. As vagas são limitadas. Não serão feitas inscrições na hora do evento.

O evento, que promove a atividade leiteira na região, tem como proposta a divulgação da raça Jersey, mas vai além: “O objetivo é reunir produtores e profissionais do setor para divulgar as melhores práticas de produção e manejo sustentável e seguro e promover a troca de experiências por meio de palestras técnicas e exposição de insumos e equipamentos”, afirma o pecuarista João Luis Cavallari, organizador do evento. O Dia de Campo já tem 600 inscrições realizadas por visitantes, expositores e produtores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás, entre outros estados.

Consulado da Nova Zelândia

A New Zealand Trade & Enterprise (NZTE), agência de promoção de comércio internacional e desenvolvimento econômico da Nova Zelândia – maior exportador de lácteos do mundo - é presença confirmada no evento e trará cinco empresas neozelandesas LICNZBrasil, PGW Sementes, Tru-Test, Pacific Aerospace e Education New Zealand), oferecendo suporte para alianças estratégicas e relações comerciais. “O Dia de Campo tem se tornado um evento muito importante para aproximar interesses de diferentes públicos envolvidos na produção leiteira a fim de construir parcerias que possam responder aos desafios locais sobre produtividade, rentabilidade, segurança de alimentos, sustentabilidade e melhores práticas”, comenta Ralph Hays, Comissário de Negócios da Nova Zelândia e Cônsul Geral da Nova Zelândia no Brasil.

Além do Comissário, Caroline Bilkey, Embaixadora da Nova Zelândia no Brasil; Cássio Polli, Diretor Executivo da Aerie Aviação Executiva; Barry Allison, Gerente Geral da LICNZBrasil na América do Sul; Homero De Boni Junior, Diretor Executivo da PGW Sementes na América do Sul, e Ernesto Coser, Gerente Comercial da Tru-Test, estarão à disposição dos visitantes para trocar informações e comentar as boas práticas entre os países.

Novidades na programação

Entre as atividades que estão programadas para o evento está a realização de um workshop de fabricação artesanal de derivados lácteos para pequenos produtores de Cosmorama. O curso será ministrado pela professora Cleide Viana Soares, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Jales e tem como objetivo ensinar técnicas de produção de queijos artesanais para produtores de leite que precisam gerar mais renda. “O curso é direcionado àqueles produzem menos de 100 litros de leite por dia e não podem pagar para estudar em outras cidades. Selecionamos apenas produtores que realmente precisam desse incentivo”, afirma João Luís Cavallari.

Além disso, haverá um concurso de queijos entre produtores da região. “A participação no concurso é livre, basta que o produtor acredite no seu produto e traga para a Estância. O melhor queijo será escolhido por uma comissão de jurados a partir de uma votação realizada no evento”, aponta o pecuarista. Ainda como parte das atrações complementares, será ofertado o melhor animal jovem “TOP FIVE” da Estância João Luis que foi selecionado técnicos da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil. A renda será revertida para uma instituição.



Agenda de atividades:

8h – Recepção, credenciamento e café da manhã

8h30 – Abertura

9h – Palestra: Gestão de Pessoas em Propriedades Leiteiras, com Maria Thereza Rezende - Zootecnista e Proprietária da Fazenda da Vovó em Arcos/MG

9h45 – Palestra: Boas Práticas no Manejo de Bezerras Leiteiras, com Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva – Zootecnista do Grupo ETCO – Departamento de Zootecnia – FCAV/UNESP, Campus Jaboticabal

10h30 – Palestra: Qualidade e Segurança Alimentar, com Laerte Cassoli da Clínica do Leite

11h15 – “Gestão Compartilhada de Projetos na Pecuária – Resultado Sebrae São Paulo, com Jardel José Busarello e Bruno José dos Santos, consultor e gestor de Agronegócios – Sebrae - SP

12h30 – Almoço - Oferta do melhor animal “TOP FIVE” da Estância

13h30 – Visitação às Estações Técnicas

16h – Encerramento

Empresas participantes

Com insumos, máquinas e outras novidades para melhorar a qualidade do trabalho no campo, as empresas parceiras do IV Dia de Campo da Estância João Luís – Genética Jersey estarão presentes para esclarecer, informar e incentivar os inscritos. São elas: Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil, Adventure Pulverizadores, Agromec Agrícola, Agromonte, Amanaiara Irrigação, Associação Comercial de Votuporanga, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) – Regional Votuporanga, Consulado da Nova Zelândia, Etec Votuporanga, Faria Veículos, Feno Rio Paraná, Imediatta Seguros, Itaeté Máquinas, Mercadão Tratores, Nestlé, Sebrae, Nutreco Brasil (Trouw Nutrition), Oligo Basics, Saev Ambiental, Real H, Ville Renault, Rerum Engenharia de Sistemas, Revista Balde Branco, Revista DBO, Revista Leite Integral, Rio Alta, Select Sires, Sembra, Soberana, Valfran, Zoetis, Rio Preto Petróleo, Case, Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), Fazenda Floresta, AgroNew, Valtra, John Deere, 3in Tecnologia, BEA Consultoria e treinamento, Mapfre, Jersey Brasil, Láctea Noroeste - Associação dos Produtores de Leite do Noroeste Paulista, COFCO AGRI, Reproll, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Unarth - Consultoria em recursos humanos, Js Pneus, GD Virtual, Mega Online, CRV Lagoa, Madeireira Carvalho, Cps, Governo do Estado de São Paulo, Sprayfo, Gestão Fazenda, Agroceres MultiMix, Essential Functional oil, TV Unifev, Radio Unifev, Prefeitura de Votuporanga, PGW Sementes, Simcro, LIC NZ Brasil, Tru-Test Group, Minerphós, Alfa Credenciamento, Manufatura, MilkPoint, Revista Mundo do Leite, Prefeitura Municipal de Cosmorama e Semex.

Sobre o Dia de Campo

O IV Dia de Campo é uma realização da Estância João Luis, com a parceria do SEBRAE- SP -, CATI Regional Votuporanga e Nestlé. A programação contará com palestras, cursos e workshops, além de concursos culturais, com premiações ligadas à pecuária leiteira. Para este ano, a expectativa é receber cerca de 650 produtores da região Noroeste Paulista e também de outros estados e mais de 60 empresas parceiras. A sede da Estância João Luis fica localizada na Rodovia Euclides da Cunha na saída do km 505, bairro da Roseira, em Cosmorama, interior de São Paulo. Contato: contato.estanciajoaoluis@gmail.com ou pelo telefone (17) 99744-4545.



Sobre a Estância João Luís

A história da Estância João Luis teve início no final do ano 2000, quando as primeiras bezerras e novilhas da raça Holandesa foram adquiridas e começou a produção leiteira na propriedade que fica na área rural do município de Cosmorama, na região Noroeste Paulista, a 14 km de Votuporanga e 70 km de São José do Rio Preto. No início, a produção era de 130 litros de leite/dia. Em 2008, esse número passou para cerca de dois mil litros de leite, com uma média de cerca de 24 litros por vaca/dia, em uma área total de pouco mais que 14 hectares.

Em busca de aperfeiçoamento e maior eficiência, em 2009, foram adquiridas as primeiras bezerras e novilhas da raça Jersey e, em 2011, iniciaram-se os investimentos em genética de ponta com a aquisição de animais procedentes de criatórios e estabelecimento de parcerias para produção de embriões. Com muita dedicação e comprometimento de todos os profissionais e com base no melhoramento genético, manejo diferenciado, reprodução avançada e parcerias de sucesso, a Estância João Luis se destaca na produção de leite de forma sustentável e na qualidade e segurança alimentar de seus produtos.

Publicidade