Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga e Rio Preto são as cidades mais inteligentes da região

Pesquisa considerou 73 itens tecnológicos que melhoram a vida dos moradores

Publicado em: 10 de junho de 2016 às 07:10

Votuporanga e Rio Preto são as cidades mais inteligentes da região
Votuporanga é considerada a 39º cidade mais inteligente no aspecto tencnologicos do Brasil segundo uma pesquisa da consultoria Urban Systems. O ranking avaliou 73 indicadores considerados bons exemplos em investimentos tecnológicos e infraestrutura que melhora a vida dos moradores.

Na mesma avaliação, Rio Preto ficou em 33º lugar. No ano passado, Votuporanga ocupava 45 lugar.

São as únicas cidades da região que aparecem na pesquisa. A campeã nos investimentos tecnógicos, segundo a consultoria, é a capital São Paulo, seguida por Rio de Janeiro e Curitiba



Mais uma vez, Votuporanga ocupa posição de destaque em nível nacional devido aos seus bons índices. A cidade foi considerada a 39ª mais inteligente do Brasil, no novo ranking ConnectedSmartCities, da consultoria Urban Systems, que foi publicado pela Revista Exame nesta terça-feira (07). Em um ano, o município avançou seis posições. Em 2015, ocupava o 45º lugar.

Segundo o relatório, Votuporanga obteve 27,585 pontos após análise de 73 indicadores divididos em 11 eixos. As cidades que se destacaram são consideradas bons exemplos porque investem em ganhos de inteligência pelo uso de ferramentas tecnológicas e de informação, além de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida da população.

As áreas analisadas no estudo foram economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação. Na região, apenas São José do Rio Preto figura entre as 50 mais inteligentes, na 33ª colocação, com 28,378 pontos. A primeira é São Paulo (SP) (35,714), seguida por Rio de Janeiro (RJ) (34,963) e Curitiba (PR) (34,884).

Nos últimos anos, Votuporanga vem recebendo investimentos, nas mais variadas áreas, que estão transformando a vida das pessoas. A Prefeitura executou obras de infraestrutura, entre elas habitação, asfalto em todos os bairros, tratamento de água e esgoto para 100% da população, novas avenidas e avanços na mobilidade urbana, que melhoraram significativamente a qualidade de vida da população.

Além disso, reestruturou toda a rede de saúde, com a criação dos Consultórios Municipais para atendimento médico nos bairros, ampliação do Programa Saúde da Família, implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e procurou fortalecer a Santa Casa, resultando num dos melhores atendimentos SUS do Brasil.

Na educação, Votuporanga é destaque nacional com um dos melhores IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes. Além disso, houve investimento na infraestrutura das escolas, em material didático e tecnologia, como lousa digital em todas as salas de aula e um notebook para cada professor.

“É um orgulho para nossa cidade figurar entre as 50 mais inteligentes do Brasil, num grupo tão seleto e, em sua maioria, composto por capitais brasileiras e municípios de grande porte. Isso mostra que Votuporanga é uma cidade boa para se viver e que os investimentos que o poder público fez estão melhorando a vida das pessoas. Sem dúvida, somos um município melhor a cada dia”, afirmou o prefeito Junior Marão.

Recentemente, Votuporanga foi considerada a 7ª cidade mais desenvolvida do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento, estudo que analisa todos os municípios brasileiros, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Mais uma vez, Votuporanga ocupa posição de destaque em nível nacional devido aos seus bons índices. A cidade foi considerada a 39ª mais inteligente do Brasil, no novo ranking ConnectedSmartCities, da consultoria Urban Systems, que foi publicado pela

Publicidade