Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Procon adverte consumidor para temporada de promoções

Black Friday, data mais importante para o comércio on-line, é nesta sexta-feira

Publicado em: 21 de novembro de 2016 às 18:08

Procon adverte consumidor para temporada de promoções
Nesta sexta-feira (25/11), acontece a Black Friday, data mais importante para o comércio on-line. As promoções já estão bombando nos sites e portais da internet. O Procon, unidade vinculada à Secretaria da Cidade de Votuporanga, alerta os consumidores, com dicas para efetiva entrega do produto adquirido.

A primeira orientação é garantir a segurança e confidencialidade da transação eletrônica e de seus dados pessoais. Nesse caso, é necessário saber a procedência e referências sobre o site em que pretende adquirir produtos ou serviços. Na página da Fundação Procon-SP, há uma relação de sites que devem ser evitados.

É importante verificar todas as informações sobre o produto ou serviço ofertado, características, preços, valor dos fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução e condições de pagamento. “Antes de se decidir pela aquisição, avalie se o custo total compensa a comodidade da contratação à distância. Em caso de dúvida, utilize os telefones e endereços eletrônicos para obter esclarecimentos adicionais sobre o produto ou serviço que pretende contratar”, disse a diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé.

Compras no exterior

Se optar por um site de compras de fora do país, fique atento às taxas de importação e se o fornecedor possui representante no Brasil, o que torna possível utilizar a assistência técnica. Lembre-se que a abrangência do Código de Defesa do Consumidor é nacional e que, assim, não poderá ser aplicado nas aquisições feitas no exterior. Nesse caso, é preciso se informar pelo site sobre a política de trocas e os procedimentos que devem ser adotados em caso de problemas.

Ao confirmar a contratação do produto ou do serviço, imprima ou salve todos os documentos que comprovem a relação, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios. O produto deve vir acompanhado de nota fiscal.Por fim, anote dados que permitam identificar e localizar a sede do fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico. Essas informações são necessárias caso precise recorrer ao órgão de defesa do consumidor ou ao Poder Judiciário.

O Procon de Votuporanga fica localizado na Rua São Paulo, 3741. O telefone é: 3422-8930.



Publicidade