Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Supermercados geram 1,6 mil vagas de trabalho

Nos últimos 12 meses, segundo pesquisa da APAS

Publicado em: 23 de novembro de 2016 às 18:08

Boa notícia que reforça a empregabilidade do setor supermercadista: entre os meses de julho, agosto e setembro, foram abertas 3.489 vagas no setor, segundo dados do CAGED. Nos últimos 12 meses,houve um total de 1.600 novas vagas.

De acordo com o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, ossupermercados no Estado de São Paulo empregam, hoje, um total de 514.075 pessoas. “Entre contratações e demissõeso saldo é positivo, embora estejamos em um nível baixo. Mesmo diante de um cenário econômico que prejudica os setores, os supermercados ainda registram mais contratações do que demissões”, disse.

Rodrigo explicou que os números apontam que o setor atuou fortemente para não aumentar as demissões (em setembro, foram fechadas 194 vagas no Estado de São Paulo), preservando o quadro de funcionários e contribuindo para não aumentar o desemprego no país.Os dados são referentes aos comércios varejistas listados como supermercados, hipermercados, atacados de produtos de alimentos e bebidas, minimercados, mercearias, armazéns e comércio de hortifrutigranjeiros no CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Final de ano

No setor supermercadista, com a chegada do fim do ano aumentam as expectativas de contratações, diante da maior movimentação nas lojas para as compras relacionadas às festas. Nos últimos anos, as contratações nos meses de novembro e dezembro subiram consideravelmente: 6.806 em 2015; 8.111 em 2014; 7.247 em 2013,11.031 em 2012; 6.677 em 2011 e10.323 em 2010.

Para este ano, a expectativa é de abertura de 5.000 vagas adicionais para os meses de novembro e dezembro.“O setor supermercadista possui demanda elevada por mão-de-obra, principalmente de colaboradores qualificados. Há algumas áreas que são mais carentes, como as operacionais (açougue, padaria, entre outras), mesmo assim o setor contrata em patamar superior a outras atividades econômicas”, diz.

O economista da APAS ressaltou também que a rotatividade no setor ainda é alta e requer atenção no que diz respeito à contratação e retenção de talentos. Isso é um dos pontos de atenção dos supermercados, que investem em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. “As contratações não serão maioresporque o cenário macroeconômico refleteem inflação elevada, o que reduz o poder de compra do consumidor, impactando diretamente nas vendas do comércio como um todo, incluindo os supermercados, que apresentam desaceleração nas vendas em relação à 2015”, finaliza.

Nota Metodológica:A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.

Sobre a APAS –A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.391 associados, que somam mais de 3.116 lojas.



Publicidade