Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Ações contra cobrança de tarifa de energia "explodem" no Fórum de Votuporanga

O entendimento jurídico é que a cobrança do imposto adicional é indevida. ICMS nas faturas

Publicado em: 06 de fevereiro de 2017 às 13:27

Mais de 300 clientes da concessionária de energia elétrica responsável pelo fornecimento em Votuporanga ingressaram com ações judiciais contra a cobrança de ICMS das tarifas sobre geração e transmissão, chamadas de TUSD E TUST.

A maioria dos processos é de clientes jurídicos, ou seja, empresas , mas também há casos de pessoas físicas.Em consulta no Tribunal de Justiça, a reportagem do VotuporangaTudo constatou que em quase todos os casos a justiça determinou o cancelamento da cobrança e devolução do valor cobrado.

O entendimento jurídico é que a cobrança do imposto adicional é indevida, por se tratar de bitributação, ou seja, a fatura mensal chega ao consumidor já com o valor do ICMS embutido.Além disso, há a cobrança das tarifas.

Apesar da enxurrada de ações, as cobranças continuam sendo lançadas pela empresa Elektro. Também não há movimento coletivo para o fim do imposto. Para se livrar da TUSD E TUST o cliente precisa contratar um advogado e ingressar com pedido no Fórum.

Existem entendimentos de turmas do Superior Tribunal de Justiça de que o ICMS não deve incidir sobre a geração de transmissão de energia.

ELEKTRO

Em nota aos questionamentos sobre a cobrança, a concessionária Elektro informou que não se manifestaria por se tratar de um assunto da Secretaria da Fazenda Estadual, por se tratar de imposto.

“A distribuidora apenas cumpre a legislação, repassando o ICMS ao Estado”, cita a nota.

Publicidade