Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Procon de Votuporanga fiscaliza bancos e comemora dia do consumidor

Fiscais fazem monitoramento da qualidade do serviço bancário. Outras atividades marcam a data especial

Publicado em: 14 de março de 2017 às 18:49

O Dia Internacional do Consumidor, lembrado nesta quarta-feira (15/3), é uma data que lembra o ato do presidente americano John Kennedy de ter enviado ao Congresso Americano uma mensagem em defesa do direito dos consumidores, o que abriu caminho para as atuais leis de proteção. Em Votuporanga, o Procon organiza várias atividades para marcar a data.

Na última sexta-feira (10/3), por exemplo, a operação “Qualidade nos Serviços” mobilizou oito fiscais de Votuporanga e do Núcleo Regional da Fundação Procon-SP na fiscalização de agências bancárias do município.

Durante as visitas são verificados a quantidade de caixas eletrônicos e seus respectivos funcionamentos, número de consumidores que aguardam na fila dos terminais, tempo de atendimento, espera na fila de atendimento preferencial, acessibilidade, presença de monitores, tempo de atendimento nos caixas presenciais, recusa de recebimento de boletos com redirecionamento de usuários, imposição de limites para pagamentos e outras práticas abusivas.

Durante a atividade, os fiscais constatam vários itens relacionados à qualidade do serviço prestado. O monitoramento dos bancos continua e com a constatação de violação ao direito do consumidor, inclusive o tempo de espera, a agência é multada com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Corpo a corpo

Outra ação desenvolvida pelo Procon de Votuporanga juntamente com a regional de Rio Preto é a orientação de consumidores e fornecedores em estabelecimentos comerciais, com entrega de materiais informativos.

“É uma oportunidade de esclarecimentos de dúvidas de ambas as partes. Na rua, podemos conferir isso de perto. Essa atividade é considerada educação para o consumo”, disse Andrea Isabel da Silva Thomé, diretora do Procon, que informou que no dia 20 ministrará uma palestra para o Grupo de Mães da Catedral Nossa Senhora Aparecida, acerca do tema.

Saber Consumir

O Procon de Votuporanga, em parceria com algumas secretarias municipais, desenvolverá também o projeto Saber Consumir, com a participação de todas as escolas municipais, estaduais e particulares. A intenção é incluir o tema em todas as disciplinas para formar cidadãos mais conscientes para o consumo.

O projeto promove a reflexão sobre questões de consumo por meio do trabalho com educadores que atuam com crianças, jovens, famílias e comunidade em geral, buscando a formação de consumidores conscientes que evitem o consumismo e agem com responsabilidade individual e ambiental.

Capacitação de professores

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto estão a sensibilização e capacitação de educadores de modo geral, oferecendo instrumentos que possibilitem a inserção do tema consumo em suas atividades, favorecendo a multiplicação dos conteúdos recebidos.

Desta forma, estes multiplicadores serão capazes de aplicar o conteúdo do material diretamente ao seu público e também repassá-lo para outros educadores. O curso terá duração de quatro horas e é realizado por especialistas da Fundação Procon, devidamente treinados para esta finalidade.

“A capacitação oferece aos educadores a oportunidade de perceber que o consumo permeia o cotidiano de todas as pessoas, independentemente do papel que cada uma ocupa na sociedade. Isto facilita a ampliação e a diversificação dos conteúdos das disciplinas e assuntos já previstos no currículo, no caso de escolas, e ainda, favorece a abordagem de questões de consumo com qualquer público participante, uma vez que permite grande identificação com o assunto tratado”, explicou a diretora.É disponibilizado aos educadores um conjunto de materiais do projeto “Saber Consumir” composto de DVD com dez vídeos e três livros: Manual do Multiplicador, Caderno de Atividades e Código de Defesa do Consumidor para Educadores.O Procon de Votuporanga fica na rua São Paulo, 3741, e o telefone é (17) 3422-8930. O horário de atendimento presencial é das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.



Publicidade