Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Como escolher a profissão a seguir

É na adolescência que a pressão pela escolha da profissão aumenta

Publicado em: 03 de outubro de 2016 às 18:09

O que você vai ser quando crescer? Essa pergunta respondida tantas vezes quando somos criança, parece ser, mas não é nada simples. A opção profissional envolve autoconhecimento e principalmente apoio da família. É na adolescência que a pressão pela escolha da profissão aumenta. Se a sua dúvida é grande ou mal sabe por onde seguir, uma ida ao psicólogo vai lhe ajudar a abrir os horizontes.

Não existe uma idade ideal para procurar ajuda, mas é muito importante maturidade e este é um fator individual. A psicóloga Ana Schiaveto, de Rio Preto, afirma que quando se é muito novo nem sempre se tem clareza do que quer. É fundamental que os pais auxiliem seus filhos a encontrar sua aptidão sem impor o desejo deles.

"Quando os pais impõem uma determinada carreira ao filho e o mesmo segue sem desejá-la apenas para não decepcioná-los, pode lhe trazer muita frustração e infelicidade profissional", explica Ana Schiaveto.

A experiência mostra, segundo a psicóloga, que a maioria dos jovens prefere as profissões tradicionais como medicina, direito e engenharia. "Mas nos últimos anos tem aumentado a procura por cursos relacionados a computação, publicidade e propaganda, arquitetura e urbanismo", afirma.

O vestibulando deve observar se o setor pretendido é amplo, se está aquecido e se é imprescindível para o desenvolvimento do país como por exemplo construção civil, energia, ensino, negócios, tecnologia, saúde e meio ambiente.

Olhar o mercado de trabalho e sua própria aptidão são questões primordiais para que o futuro profissional não seja interrompido por uma escolha errada. Caso isso ocorra, o mais indicado é rever a trajetória e reiniciar com a escolha de uma nova carreira que lhe traga maior satisfação.

A primeira atitude é fazer um projeto de vida. Pensar o que deseja ser lá na frente e a aonde quer chegar. Ter em mente que a faculdade é só um meio para se alcançar o sucesso profissional. "É muito importante o universitário ver na prática como é o dia a dia do profissional que ele almeja ter. É necessário fazer contato com pessoas comuns não apenas as que estão em evidência na profissão, pois assim passará a ter uma visão mais real e deixará de lado a visão mais romântica da carreira", orienta Ana Schiaveto.

Para ter esse primeiro contato com a profissão que se pretende seguir, o estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional, pois permite que o estudante vivencie a realidade profissional na qual será inserido e através desta oportunidade direcione sua escolha dentro da carreira.



Publicidade