Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Jovem da região passa em 6 vestibulares para Medicina

Ele sempre estudou em escolas públicas e conseguiu aprovação em faculdades federais

Publicado em: 12 de março de 2017 às 13:27

Jovem da região passa em 6 vestibulares para Medicina
Um estudante de 17 anos, morador de Aspásia (SP), que tem 1.809 habitantes e fica na região de Votuporanga (SP), conseguiu seis aprovações em medicina em universidades públicas de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Ele pode escolher entre as melhores universidades do país e optou pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP).

Aos 17 anos, Felipe Manoel Porto coleciona medalhas de olimpíadas escolares, o que prova sua facilidade em resolver problemas. Ele diz que sempre gostou de estar perto dos números, das fórmulas, de química, de física e de matemática, disciplinas que normalmente aterrorizam os alunos. Tanto que inicialmente pensou em prestar para engenharia, mas depois mudou de ideia e escolheu a medicina. Felipe conta que tão logo decidiu começou uma maratona de estudos e por dois meses se dedicou 14 horas por dia para alcançar o sonho de se tornar médico.

Ele foi aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal do Paraná, na Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e na de São José do Rio Preto (Famerp), além da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na Usp de Ribeirão Preto.

Felipe estudou na única escola estadual de Aspásia, o que deixou a cidade orgulhosa. A diretora da escola, Silvia Pissolito, diz que o desempenho dele na escola sempre foi exemplar. "A gente fica muito orgulhosa de saber que esse menininha entrou aqui no segundo ano do ensino fundamental e saiu daqui na terceira série do ensino médio e conquistou todos esses títulos. É um exemplo a ser seguido pelos alunos", diz.

O estudante também foi acompanhado e incentivado de perto pela mãe Alessandra Manoel Porto que é professora e coordenadora da escola. "Ao tentar passar para os outros alunos que eu era a coordenadora e não a mãe do Felipe, às vezes exigia muito dele para ser o exemplo. Vindo essa recompensa é muito gratificante", afirma.

O avô Francisco da Silva Porto também está radiante com a notícia. "Orgulho tem sobrando de várias maneiras. Com certeza vai ser um excelente médico e quem sabe até um geriatra para cuidar de mim", brinca. O estudante mostrou que a distância entre sonho e realização pode ser curta se houver disposição suficiente para passar pelos desafios do caminho. "Os nossos sonhos valem a pena, não deixe as pessoas dizerem que é impossível."



(TVTEM/G1)



Publicidade