Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Primeiríssima Infância - para crianças de até 3 anos

A formação visa capacitar os profissionais para promoção de ações integradas entre as quatro áreas

Publicado em: 11 de maio de 2017 às 19:21

Mais um encontro da Reedição do Programa Primeiríssima Infância Formação de zero a três anos “Práticas Ampliadas de Puericultura” (crianças de 0 a 3 anos) foi realizado no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) durante esta quinta-feira (11/5). O evento reuniu setores de proteção à criança que envolve profissionais das redes municipal e particular da saúde, educação, assistência social e direitos humanos.

A formação visa capacitar os profissionais para promoção de ações integradas entre as quatro áreas para traçar um panorama que atenda às necessidades das crianças. A mesma ação também foi promovida no início do mês para outros profissionais intersetoriais e conta também com a participação da Unifev que irá reeditar aos graduandos dos cursos de Medicina, Pedagogia e Enfermagem.

Palestras, rodas de conversas, dinâmicas e apresentações de vídeos, abordando temas voltados ao desenvolvimento de crianças de zero a três anos foram algumas das atividades promovidas nessa formação. De acordo com a articuladora local do Primeiríssima Infância, Silvia Faria, a reedição destaca os pontos importantes debatidos para elaborar um plano de ação acerca dos cuidados e atenção infantil para que os profissionais figurem como multiplicadores dessas orientações junto as suas unidades ou espaços. “Este ano, pela primeira vez, três escolas particulares aderiram ao programa; isto é um feito. Queremos sensibilizar o maior número de profissionais, pois o programa não segrega, criança é criança independente da classe social”, explica. Com a reedição, a estimativa é replicar as principais situações discutidas nesta formação para 100% dos funcionários públicos que atendem crianças de 0 a 3 anos e seus familiares.

Desta vez o município dá enfoque à carteira da criança entregue aos pais logo após o nascimento do bebê. “Esta carteira possui informações importantes para o desenvolvimento saudável da criança, e que muitas vezes são desconhecidas por grande parte das pessoas. O material está sendo discutido nesta reedição para que posteriormente os profissionais ligados a este público e familiares conheçam os procedimentos corretos a serem adotados durante os primeiros anos de vida e que irão permanecem por toda a vida”, conta a articuladora. A caderneta contém explicações voltadas à linha de crescimento e peso da criança, saúde bucal e auditiva e muitos outros temas.

Primeiríssima

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com o Governo do Estado, gerando ações integradas entre Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para a qualificação do atendimento e o cuidado à criança de zero a três anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado.

Publicidade