Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

INSTITUTO FEDERAL NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Cinco alunos recebem menção honrosa

Publicado em: 14 de agosto de 2017 às 13:22

INSTITUTO FEDERAL NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
Depois de participar, em 2016, da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, os alunos Gabriela Kaori Ikehara e Junio Cesar Moreira Materagia do Técnico Integrado em Edificações, João Lucas Passos Motta, do Técnico Integrado em Informática, e Leonardo Belo Kisihara e Paulo Eduardo Jorge Candeu, do Técnico Integrado em Mecatrônica, receberão, no próximo dia 17 de agosto, Menção Honrosa pelo seu desempenho na Olimpíada.

A 12ª edição da OBMEP foi realizada em 2 fases: 07 de junho e 10 de setembro de 2016. Os participantes das escolas públicas municipais, estaduais e federais foram divididos em 3 níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos e Ensino Médio. Os alunos do Instituto Federal receberão a menção honrosa por sua participação na categoria Ensino Médio, quando estavam ainda no 1º ano (em 2016).

A Olimpíada objetiva estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Para a professora de Matemática dos alunos premiados do Instituto Federal, Profa. Ma. Elen Cristina Mazucchi, a OBMEP está conseguindo atingir os seus objetivos: “Acredito que os alunos premiados, ou até mesmo aqueles que só foram classificados para a segunda fase da competição, se sentem mais confiantes, estimulados a estudar mais e isso, com certeza, causa impactos positivos em seu desempenho no componente curricular”, avaliou a professora Elen. E acrescentou: “Em 2016, o câmpus Votuporanga teve sua primeira participação na competição e eu fiquei muito feliz e satisfeita com os resultados. Todos os nossos alunos classificados para a segunda fase obtiveram menção honrosa. A expectativa é de melhorar os resultados a cada edição”.

Para o aluno Leonardo Belo Kisihara, obter a menção honrosa na OBMEP foi uma experiência muito positiva: “fico ainda mais estimulado a estudar para a próxima Olimpíada. Além disso, penso que é uma preparação para outras provas, como Enem e Vestibulares”.

De acordo com o aluno Paulo Eduardo Jorge Candeu, representar a escola é uma grande responsabilidade. “Era uma prova nacional, realizada por alunos de todo o país, o que confere maior importância ainda. Gostei muito de participar”, complementou Leonardo.

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 17 de agosto, às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, em Votuporanga-SP, em cerimônia presidida pelo Dirigente Regional de Ensino de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto, e pela Coordenadora Regional da OBMEP, Prof.ª Dr.ª Aparecida Francisco da Silva.



Publicidade