Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

INSTITUTO FEDERAL PROPÕE COOPERAÇÃO

Diretores se reuniram com prefeito João Dado para parceria

Publicado em: 18 de agosto de 2017 às 13:26

INSTITUTO FEDERAL PROPÕE COOPERAÇÃO
O Pró-Reitor de Administração do IFSP, Silmário Batista dos Santos, representando o Reitor, o Diretor-Geral do Câmpus Votuporanga, Marcos Amorielle Furini, e o Diretor Adjunto Educacional, Rodrigo Rodrigo Cléber da Silva, estiveram no Gabinete do Prefeito Municipal João Dado para a apresentação do PROCIM – Programa de Cooperação Institucional entre Municípios Paulistas.

Por meio do PROCIM, o IFSP objetiva estabelecer acordo de cooperação com o Prefeito de Votuporanga para a verificação de demandas do setor produtivo, bem como da prefeitura e suas secretarias para atendimento via Instituto Federal em âmbito estadual.

A lei de incentivo da inovação, Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, permitiu uma forma mais ágil e dinâmica para a atuação dos pesquisadores e servidores na resolução de demandas específicas do setor produtivo, bem como do poder público.

A partir da sanção dessa lei, o IFSP poderá, por meio de seus servidores, não só de Votuporanga, atender às demandas que estejam em conformidade com suas expertises nos 36 câmpus da instituição. Através de parcerias, o IFSP vinculará e aproximará estudantes e servidores ao arranjo produtivo local e regional, buscando captar a oferta de bolsas para os estudantes, ou materiais para o desenvolvimento de pesquisas. Além disso, trata-se de uma forma de estabelecer um retorno do IFSP à comunidade, devido às diversas ações realizadas pela prefeitura que viabilizam a atuação da instituição na cidade, tal como o transporte e alimentação dos alunos.

De acordo com Silmário, “Essa aproximação do Instituto Federal com o arranjo produtivo local está em perfeita consonância com a missão do IFSP: Consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, a formação integradora e a produção do conhecimento”. E acrescentou: “O prefeito, com sua capacidade de articulação, seria o ‘embaixador’ do projeto, viabilizando a comunicação entre os diversos setores e o IFSP, representado, em Votuporanga, pelo Diretor-Geral”.

Segundo Marcos Furini, o Câmpus Votuporanga já apresenta articulações com as diversas secretarias da Prefeitura, mas necessita desse apoio para uma maior vinculação com o setor produtivo de Votuporanga: “Dispomos de servidores capacitados para realizar e atender as demandas”, contou.

O Prefeito Dado mostrou-se bastante entusiasmado com a proposta e já firmou o compromisso de atuar de maneira conjunta com o IFSP nessa ação. Ficou acordado que o Prefeito irá articular uma reunião com as associações e entidades de Votuporanga para a verificação de demandas. Por parte do IFSP, o Pró-Reitor de Administração irá encaminhar o modelo do acordo.



Publicidade