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EQUIPE LEVA PROJETO PRA SP

Programa Aprender Melhor na programação da VII Mostra de Fonoaudiologia Educacional em Perdizes

Publicado em: 23 de outubro de 2017 às 20:13

EQUIPE LEVA PROJETO PRA SP
Uma equipe de profissionais da Secretaria da Educação da Prefeitura de Votuporanga esteve em Perdizes, zona oeste da capital paulista, no último sábado (21/10), para apresentar o Programa Aprender Melhor – PAM, durante a programação da VII Mostra de Fonoaudiologia Educacional e III Fórum de Educação realizados pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa ), na PUC de Perdizes.O programa existe desde 2011 e é exclusivo da rede municipal de ensino de Votuporanga. Atualmente, atende pouco mais de 400 alunos com baixo rendimento na aprendizagem e faz encaminhamentos à rede de atendimento em áreas como Saúde e Assistência Social, além das ações educacionais voltadas às necessidades de cada aluno.

Entre os objetivos do PAM está a garantia aos alunos do direito de eficiência na aprendizagem, focando na alfabetização na idade certa, no domínio dos conteúdos apresentados e no desempenho adequado de competências esperadas para o ano escolar em que os alunos estão matriculados.

Desta forma, estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem são encaminhados para o Núcleo de Encaminhamento Intersetorial do PAM que realiza um diagnóstico, em parceria com as famílias. “Sabemos que alunos com falhas no processo ensino-aprendizagem carregam grandes prejuízos psicossociais ao longo de sua vida, comprometendo a excelência de seu futuro e de seu desenvolvimento profissional”, explicou a fonoaudióloga e coordenadora do PAM, Jaqueline Alexandre Batista.

A partir de identificada a origem das dificuldades apresentadas - seja ela falhas no processo de ensino, problemas psicossociais ou alterações físicas e de saúde - há os devidos encaminhamentos integrando áreas e profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, além de instituições parceiras para a busca de soluções.“Orientamos os professores de como lidar com a criança e observamos também, ao longo dos anos, a melhora no fortalecimento do envolvimento dos familiares ou responsáveis nesses processos, que são fundamentais para o sucesso da aprendizagem. Este projeto é pioneiro na região e tem demonstrado grandes resultados”, finalizou a coordenadora do programa.



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