Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ALUNOS DE SIMONSEN NA PRAIA

Eles viajaram pela Secretaria de Educação e conheceram projeto Tamar em Ubatuba

Publicado em: 16 de novembro de 2017 às 18:11

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Municipal (CEM) “Professor Orozimbo Furtado Filho”, localizado em Simonsen – distrito de Votuporanga, conheceram o Tamar de Ubatuba na última terça-feira (14/11) em viagem que contou com apoio da Prefeitura de Votuporanga.A visita fez parte do conteúdo aplicado desde o início do ano nas aulas de matemática como parte do projeto “Tamar – A matemática salvando vidas”. A iniciativa visa o ensino da disciplina pelo ponto de vista da preservação ambiental marinha, se tornando mais atrativa e despertando nos alunos a curiosidade que instiga o conhecimento.Acompanhados pelo professor Milton Perecin e pela diretora Clara Cristina Nates Lima, os estudantes viajaram para Ubatuba na noite de segunda-feira (13/11), e passaram a terça-feira, durante todo o dia, na cidade litorânea, retornando às 17h. “O projeto Tamar emergiu como precursor de ações que tentam ampliar a sobrevivência das espécies.

Para isso, se pautam em estatísticas, números, áreas e perímetros de sobrevivência, com base na matemática. É nesta perspectiva que pensamos no trabalho como forma de compreender a disciplina ao seu contexto social”, explicou Clara.Os alunos conheceram na prática as diversas espécies de tartarugas marinhas, o que facilitou o conteúdo repassado em sala de aula. “A monitora que acompanhou durante a visita perguntava para os alunos e eles estavam com todas as informações aprendidas em sala na ponta da língua. Foi muito gratificante ver o aprendizado que eles demonstraram”, comemorou a diretora.Os alunos também visitaram o Aquário de Ubatuba e tiveram a oportunidade de andar pela orla da praia e conhecer o mar.

“Muitos deles talvez não terão outra oportunidade desta. Eles ficaram muito felizes”.Este é o segundo ano que a escola leva alunos para conhecer o Tamar, e o terceiro ano de aplicação do projeto na disciplina de matemática. Mais de 20 alunos já tiveram oportunidade de desfrutar da experiência de unir a teoria à prática. “São momentos como estes que nos fazem compreender a importância da escola não só no processo de aprendizagem das nossas crianças como também, e principalmente, na constituição deles enquanto cidadãos. Certamente essas experiências ficarão guardadas pra sempre na memória de cada um deles”, disse a secretária da Educação, Encarnação Manzano.

Publicidade