Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PROVÃO: CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL FAZEM AVALIAÇÃO

Exames do Sarem para o Ensino Fundamental terminam hoje (9/11) em Votuporanga

Publicado em: 09 de novembro de 2017 às 06:40

PROVÃO: CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL FAZEM AVALIAÇÃO
Nesta semana, os alunos da rede municipal de ensino de Votuporanga participam do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal (Sarem). Entre terça (7/11) e quinta-feira (9/11), 3.943 estudantes, matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, realizam a prova, que é aplicada pela Secretaria da Educação da Prefeitura.

O objetivo da avaliação é produzir um diagnóstico da situação da escolaridade no município, visando à implementação de melhorias na qualidade educacional.Alunos do 1º ao 5º ano terão questões de Língua Portuguesa, Matemática e Produção de Texto. Já para os estudantes do 6º ao 9º ano, além de Produção de Texto, haverá perguntas referentes a todas as disciplinas da grade curricular.O Sarem é realizado durante o horário regular de aulas, nos períodos da manhã e da tarde. Entre os alunos do 1º ao 5º ano, a disciplina avaliada na terça-feira foi Produção de Texto. Já na quarta, foi a vez da prova de Língua Portuguesa.

Por fim, nesta quinta-feira, deverão ser respondidas as questões de Matemática.As provas objetivas, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, são corrigidas pelos professores, enquanto a prova dissertativa de Produção de Texto é analisada em conjunto, por professores e coordenadores, em horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC).

Após a correção, é realizada uma tabulação final pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação, que, em seguida, repassa os resultados aos coordenadores, que, por sua vez, informam os professores. Ao final desse processo, os resultados obtidos são utilizados para orientar ações da pasta e direcionar estratégias para as salas de aula.As avaliações do Sarem são realizadas duas vezes ao ano. Em 2017, o primeiro ciclo de provas ocorreu entre os dias 22 e 24 de março.

A primeira aplicação do exame visa diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, no que diz respeito aos objetivos referentes ao ano escolar em que se encontram matriculados, de acordo com as diretrizes do referencial curricular da rede municipal de ensino. Já a segunda aplicação verifica o quanto os estudantes avançaram e evoluíram em relação a esses objetivos, auxiliando na identificação de possíveis dificuldades e contribuindo para o planejamento das ações pedagógicas no município.



Publicidade