Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Semana de Consciência Negra de Votuporanga

O evento, organizado pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição, reuniu estudantes e a comunidade

Publicado em: 27 de novembro de 2017 às 19:27

Semana de Consciência Negra de Votuporanga
A UNIFEV realizou, entre os dias 20 e 24 de novembro, uma intensa programação com diversas atividades voltadas à Semana da Consciência Negra. O evento, organizado pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição, reuniu estudantes e a comunidade.

Abrindo as atividades, a aluna do 8º período do curso de Jornalismo Poliane Castelhano, trouxe para o Lab.In (Laboratório Integrado de Comunicação) a exposiçãoMOLDA: a moda como representação cultural.A pesquisa, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduanda, retrata a representatividade das minorias sociais na moda.“Inspirei minha pesquisa no desfileYasuke,realizado pela marca de roupasLab Fantasma,naSão Paulo Fashion Weekdo ano passado. Eles conseguiram retratar como a moda pode ser inclusiva para esses grupos, que nem sempre são representados na passarela”, explicou.

Paralelamente, os pátios de ambos oscampida Instituição receberam projeções de videoclipes alusivos ao tema, exposições fotográficas e exposições debanners. Os materiais foram organizados pelo Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp, juntamente com os alunos das graduações em Publicidade e Propaganda e Jornalismo, por meio da disciplina de flexibilizaçãoO Contemporâneo.

Danças e culinárias típicas marcaram a última quarta-feira (dia 22). O evento organizado pelos alunos de Pedagogia, incluiu, pelo sexto ano consecutivo, apresentação de capoeira com os alunos da APAE e a degustação de pratos típicos.

A docente responsável, Prof. Ma. Rosalina Malzone, destacou o envolvimento dos alunos e da comunidade com o projeto. “ É muito importante levarmos ao público a razão pela qual comemoramos o Dia da Consciência Negra. É nosso dever homenagear a memória histórica do negro”.

Os alunos de Psicologia também ficaram responsáveis pela organização de atividades lúdicas em duas escolas municipais de Votuporanga (CEM Profa.Neide Tonanni Marãoe CEM Profa.Irma Pansani Marin). O último dia da programação teve, ainda, a apresentação de capoeira do grupoMalungadas, organizada pela Profa. Ma. Denise Veronezi, juntamente com os alunos do curso de Educação Física.

Para a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, Profa. Ma. Marinês Ralho, o empenho de todos os envolvidos foi crucial para o sucesso de mais esse evento. “Nosso dever como Instituição de Ensino Superior (IES) é democratizar, difundir e fortalecer as manifestações que valorizam a cultura negra. Sem dúvida, foi muito pertinente trazer assuntos que conscientizam a todos acerca da cultura afro”, finalizou.





Publicidade