Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Biblioteca é opção para as férias da garotada

Biblioteca Municipal “Castro Alves”, no Centro de Cultura e Turismo

Publicado em: 18 de janeiro de 2018 às 18:36

Biblioteca é opção para as férias da garotada
As bibliotecas são importantes espaços de democratização do acesso à leitura e à informação. Em Votuporanga, toda a população pode se beneficiar gratuitamente desse universo de conhecimento e cultura, graças à Biblioteca Municipal “Castro Alves”, mantida pela Prefeitura e sediada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura.Com um acervo de mais de 10 mil itens – incluindo livros tradicionais e em formatos acessíveis, DVDs, jogos, brinquedos, gibis e periódicos –, a Biblioteca Municipal é uma boa opção de lazer para as férias escolares, com atrativos para as mais variadas faixas etárias.Gerido pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o espaço adota o modelo “biblioteca viva”, com ambientes integrados, que incluem sala de leitura e estudos; Varanda Cultural; brinquedoteca para crianças com idade entre 0 e 6 anos; computadores com acesso à internet; e mesas para jogos.

Acessibilidade

A Biblioteca Municipal conta ainda com um acervo especial, 100% acessível, composto por livros em braile, audiolivros, livros falados e um kit de equipamentos de tecnologia assistiva, que garante o cesso à leitura por cegos, pessoas com baixa visão ou, ainda, com dificuldades motoras.O kit é composto por computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o leitor de tela. Os equipamentos permitem a ampliação visual de imagens e textos, bem como a leitura em áudio das obras literárias disponíveis para consulta.Os espaços físicos da Biblioteca também são completamente acessíveis, estando equipados com rampa, elevador e piso tátil.

Cadastro

Todos os moradores de Votuporanga podem ter acesso aos serviços oferecidos gratuitamente pela Biblioteca Municipal “Castro Alves”. Para retirar livros ou utilizar os computadores, jogos e DVDs do acervo, basta que o cidadão faça um cadastro no local, tendo em mãos um documento original com foto e um comprovante de endereço (conta de água ou luz).Após a realização do cadastro, é confeccionada a carteirinha, que deve ser apresentada a cada vez que o cidadão for se utilizar dos itens do acervo ou efetuar um empréstimo ou renovação de obras literárias.A Biblioteca está situada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, localizado na avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 (Jardim Alvorada).O atendimento ao público é realizado de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h, e aos sábados e domingos, das 15h às 20h. O espaço permanece fechado às segundas-feiras e feriados. Para mais informações, o telefone é o (17) 3405-9670, ramais 203 e 204.



Publicidade