Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

EDUCAÇÃO FORMA MAIS 460

O principal objetivo da ação é o de motivar os funcionários da rede municipal

Publicado em: 24 de janeiro de 2018 às 18:42

EDUCAÇÃO FORMA MAIS 460
Nesta quarta (24/1) e quinta-feira (25/1), a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promove uma série de atividades de formação continuada para cerca de 460 profissionais da rede municipal de ensino, incluindo professores de educação básica I e II, além de coordenadores, diretores, vice-diretores e equipe de gestão.O principal objetivo da ação é o de motivar os funcionários da rede municipal, neste início de ano letivo, dando continuidade à sua qualificação profissional e apresentando propostas de inovação nas práticas pedagógicas, tendo em vista o planejamento das atividades educacionais previstas para o ano de 2018.

A programação é composta por uma série de palestras e capacitações, realizadas no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e ministrados por renomados profissionais e estudiosos, especialistas em áreas como Pedagogia, Psicologia e contação de histórias.

Quarta-feira

Na quarta-feira (24/1), as atividades tiveram início às 8h, com a participação da escritora e contadora de histórias Kiara Terra, que expôs ao público questões acerca do tema “A paixão pela palavra”.

Nascida em São Paulo, Kiara frequentou o Teatro-Escola Célia Helena e estudou Comunicação e Artes, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e improvisação e clown, com Marcio Ballas e Esio Magalhães. Em 2009, lançou seu primeiro livro, “A menina dos pais crianças” (Editora Ática).

Há 15 anos, criou a “história aberta”, método de contação de histórias baseado em narrativas colaborativas, desenvolvidas com a participação do público, e utilizado como instrumento pedagógico, tanto na formação de professores como em espaços de mediação de obras de arte, museus e exposições. Atualmente, Kiara viaja o Brasil formando educadores. Nos últimos dois anos, participou da 6ª e 7º edições do Festival Literário de Votuporanga – Fliv, apresentando sessões de contação de histórias e ministrando oficinas de capacitação.

Também na quarta, às 10h, o professor João Antônio Galbiatti Filho discorreu a respeito dos “Desafios docentes para o milênio”. Psicólogo, mestre em Psicologia e Sociedade e doutorando em Educação, João Antônio possui certificação pelo Disney Institute, instituição voltada para desenvolvimento profissional e formação de lideranças. Com ampla experiência em motivação e formação de professores, atualmente é professor universitário e diretor acadêmico da Faculdade Barretos.

Quinta-feira

Nesta quinta-feira (25/1), as atividades de formação continuada terão início às 8h, com a participação da pedagoga e especialista em Educação Infantil, Simone Fernandes Pinheiro de Moraes.

Com formação em Letras e pesquisas na área de neurociência, com ênfase no estudo de Inteligências Múltiplas, Simone é autora de projetos para Educação Infantil, nos quais defende os contos de fadas e a narração de histórias como importantes ferramentas para inserir as crianças no mundo alfabético.

Entre os projetos de sua autoria, está o “Baú da Morgana”, no qual propõe atividades infantis, voltadas para o desenvolvimento e a formação de cidadãos conscientes, críticos e autônomos. Além de atuar em sala de aula, Simone também foi coordenadora pedagógica do Sistema Anglo e Ensino.



Publicidade