Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ELOS

Programa da UNIFEV

Publicado em: 15 de março de 2018 às 18:01

ELOS
O ProgramaTecendo Elosda UNIFEV, coordenado pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição, realizou, em 2017, mais de 500 acompanhamentos em prol de famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e social, assistidas pela Sociedade EspíritaDr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Há três anos, o Programa desenvolve diversas ações multidisciplinares, cujo objetivo é integrar alunos e docentes da Instituição com a comunidade carente local.

Enquanto que os cursos de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social realizaram, semanalmente, projetos preventivos na área da Saúde, a graduação em Sistemas de Informação ofereceu aulas gratuitas de Informática. Além disso, as famílias que necessitam de assessoria jurídica foram encaminhadas ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário de Votuporanga, na Cidade Universitária, onde os alunos de Direito prestaram atendimentos gratuitos nas áreas Civil e Penal.

A estudante Olívia Júlia da Silva Ferreira, 24 anos,participa do projetoTecendo Elosdesde a sua criação. A jovem contou que sempre frequenta os atendimentos da UNIFEV. “Os professores e alunos são muito prestativos com as nossas necessidades. Todos os dias aprendo coisas novas sobre vários assuntos e recebo orientações importantes que têm contribuído positivamente para o meu crescimento pessoal”.

Em busca de orientação, Olívia é atendida pela estagiária do 9º período da graduação em Psicologia Nayara Batista, sob a supervisão da Profa. Ma. Adriana Silva de Oliveira Botelho. “Sempre gostei de estar em contato com as pessoas. Semanalmente, nós trazemos temas atuais que estão em alta na mídia e discutimos com as assistidas pelo Programa”, contou a docente responsável.

O presidente da entidade, Revair Anesio Lopes, agradeceu aos gestores, alunos e docentes do Centro Universitário por terem abraçado a causa. “A parceria nos permitiu organizar as atividades já existentes, além de implantar novas ações. Sem dúvida, o trabalho executado pela UNIFEV traz muitos benefícios à entidade e para quem precisa dela”.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social do Centro Universitário de Votuporanga, Profa. Ma. Marinês Ralho, as atividades desenvolvidas na entidade são de extrema importância para a população.

“Todos os assistidos são pessoas que, geralmente, se encontram em situação de extrema exclusão social. Nosso trabalho é recuperar a autoestima dessas pessoas e auxiliá-las a serem reinseridas na sociedade de maneira digna”, completou.



Projetos

Atualmente, oTecendo Elosconta com o projetoBoas-Vindas, coordenado pelo curso de Enfermagem, no qual gestantes recebem informações acerca das mudanças físicas da mulher e do desenvolvimento do bebê, bem como orientações sobre o pós-parto.

Além disso, os grupos de apoioMulheres EmpreendedoraseConstruindo o Amanhã, comandados pela graduação em Psicologia, trabalham o empreendedorismo e a empregabilidade de mulheres adultas e adolescentes, preparando-as para o mercado de trabalho.

Publicidade