Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

A UNIFEV realizou, na noite da última terça-feira (dia 4), a Aula Inaugural da especialização

Publicado em: 06 de setembro de 2018 às 06:57

PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

A UNIFEV realizou, na noite da última terça-feira (dia 4), a Aula Inaugural da Pós-Graduação em Metodologias Ativas, ministrada pelo coordenador do curso, Prof. Me. Anderson Bençal Indalécio.

Com o tema Ensino Inovativo: as tendências educacionais do século XXI, os presentes tiveram a oportunidade de vivenciar metodologias interativas e tecnológicas, capazes de atender as demandas educacionais na Era da Informação e da Inovação Tecnológica, como parte integrante da formação e do desenvolvimento humano.

De acordo com o coordenador, o curso é estruturado para formar os professores para utilizarem metodologias ativas aplicadas ao ensino, ferramentas tecnológicas e recursos educacionais digitais direcionados não só ao Ensino Superior como, também, para toda a Educação Básica.

Para tanto, aulas práticas em laboratório de informática fazem parte do processo de aprendizagem da especialização, para que os integrantes saibam produzir conteúdo e disponibilizá-los aos alunos que são nativos digitais. "A escola precisa se aproximar das demandas educacionais vigentes, porque os alunos estão, a todo momento, interagindo com ferramentas tecnológicas como smartphones, computadores, internet e games. Portanto, a escola não pode mais ignorar a tecnologia, ela deve começar a usar o celular como fim pedagógico, ampliando o repertório de acesso à informação, de forma simples e rápida", explica.

Quanto à resistência do professor ao uso das tecnologias, o docente aponta duas questões: "porque eles enxergam que o comportamento dos alunos é utilizar a tecnologia apenas para o entretenimento. A escola precisa conscientizar o jovem de que o uso do smartphone e da internet não serve, apenas, para redes sociais ou jogos. Mas, que tudo isso também funciona como uma preciosa ferramenta para que possamos aprender. O professor que se enxerga como mediador da aprendizagem faz essa conexão e consegue colher muitos frutos. A outra demanda é porque o professor não se sente preparado para usá-las, por mais que existam muitos cursos de atualização e capacitação. Por isso, pensamos com muita qualidade nas disciplinas que vão abordar as ferramentas digitais para que os docentes possam realmente saber utilizá-las e, quando forem para a sala de aula, tenham propriedade, domínio e segurança", conclui.

São três módulos de estudos: o inicial, que falará sobre a necessidade de se modernizar e inovar a educação; o módulo específico, que trará disciplinas que tratarão, especificamente, de cada metodologia, a fim de que os alunos saiam instrumentalizados para aplicarem essas metodologias; e o módulo avançado, que trabalhará as tecnologias educacionais e os mais diversos recursos digitais que existem em prol do ensino.

A especialização tem duração de 12 meses, com aulas semanais, aos sábados, das 8h às 17 horas, na Cidade Universitária. A Pós-Graduação em Metodologias Ativas possui condição especial de pagamento para matrículas realizadas até o dia 6 de setembro. As aulas estão programadas para começar no dia 15 do mesmo mês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3405-9985 e no site: www.unifev.edu.br/site/posgraduacao.

Publicidade