Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

FEIRA DE CULTURA E SUSTENTABILIDADE DA UNIFEV ATENDE GRÁTIS

Ação social de cursos de Saúde realizou exames e arrecadou livros

Publicado em: 09 de outubro de 2018 às 18:02

FEIRA DE CULTURA E SUSTENTABILIDADE DA UNIFEV ATENDE GRÁTIS

Os alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Letras, Medicina e Nutrição da UNIFEV movimentaram o comércio de Votuporanga, no último sábado (dia 6), com a 2ª edição da Feira de Cultura, Sustentabilidade e Saúde. A iniciativa, idealizada pelos universitários, juntamente com seus docentes, resultou na doação de cerca de 500 livros, além de mais de 150 aferições de pressão arterial e, aproximadamente, 100 orientações nutricionais.

De acordo com a coordenadora da graduação em Nutrição, Profa. Esp. Martha Cristina Munhõs, todas as ações foram realizadas de maneira interdisciplinar entre os cursos da Instituição.“É muito importante que o estudante saiba trabalhar em conjunto com outros profissionais desde a sua formação. Na Feira, por exemplo, as pessoas diagnosticadas com pressão alta, pelos alunos da Biomedicina e Enfermagem, foram orientadas a passar pelo stand da Nutrição. Assim, elas podiam ter informações sobre hábitos saudáveis e temperos naturais e, ainda, concorrer a brindes”, explicou.

Por sua vez, os graduandos do curso de Letras montaram uma tenda para a doação dos livros arrecadados por meio do projeto Leitura Sustentável, realizado ao longo do semestre.

“Tão importante quanto disseminar o hábito da leitura é criar nas pessoas a rotina de trocar os livros depois de lê-los. Essa prática traz benefícios tanto ao desenvolvimento cultural do indivíduo quanto à sustentabilidade do planeta, pois trocar e doar livros usados são soluções cada vez mais comuns para reduzir o impacto ambiental negativo sobre os recursos naturais utilizados na fabricação e reedição de novos livros a cada ano. Ao longo do semestre, arrecadamos mais de 800 livros, que puderam ser colocados à disposição da comunidade, com o objetivo de promover a democratização da cultura e do desenvolvimento sustentável para todos”, destacou o Prof. Me. Paulo Rogério Ferrarezi, coordenador da graduação em Letras.

A dona de casa Fátima Batista contou que estava passando pelo centro, com a sua neta, de 8 anos, quando avistou a movimentação da UNIFEV. “Achei muito interessante todas as atividades, inclusive, os livros. Aproveitei e logo garanti novos livrinhos de histórias infantis para a minha neta. Ela adora ler! ”.

Outubro Rosa

Simultaneamente às ações, os alunos de Enfermagem e Medicina, supervisionados pela médica ginecologista e Profa. Esp. Cristina Rocha Matarucco, promoveram uma série de ações alusivas à campanha nacional Outubro Rosa.

A iniciativa integra atendimentos gratuitos às comunidades interna e externa, em prol da prevenção do Câncer de Mama. A próxima etapa da campanha está marcada para o dia 20 de outubro, a partir das 9 horas, no Espaço Explosão (entre as ruas Ceará e Paraíba).


Publicidade