Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Grupo Memorial Votuporanguense lança livro do time

Obra conta a história da "Associação Atlética Votuporanguense"

Publicado em: 19 de agosto de 2023 às 20:28

Grupo Memorial Votuporanguense lança livro do time
Os entusiastas do esporte votuporanguense estão contando os dias para ter em mãos o livro “Associação Atlética Votuporanguense – A paixão de uma cidade”, fruto da pesquisa e trabalhos voluntários do Grupo Memorial Votuporanguense. Formado por entusiastas voluntários que buscam resgatar, preservar e divulgar a memória esportiva de Votuporanga/SP, a obra está em processo de confecção em uma editora, no Paraná, e traz de maneira fundamentada a história da Associação Atlética Votuporanguense (AAV), depoimentos de atletas da Alvinegra como: Bidon, França, Serginho e outros, além de retratar locais icônicos como o antigo Estádio Municipal Dr. Plínio Marin – hoje, em outra região da cidade, Arena Plínio Marin. Um dos memorialistas, o professor Alberto Guedes, filho do ex-prefeito de Votuporanga, Dalvo Guedes, conta sobre a pesquisa.

“Primeiro você organiza essa memória, depois parte para o papel e escreve essa história, e por fim, divulga para que as pessoas possam saber que Votuporanga é o que é hoje, porque em 1967, teve um time que foi o melhor time do Estado e se tornou conhecido nacionalmente. Em qualquer canto que você fosse e soubessem que era de Votuporanga, logo perguntavam sobre a Votuporanguense. E por isso o Grupo Memorial Votuporanguense dedicou um ano, ou um pouco mais até, para escrever essa história. Não escrever fichas técnicas, contar uma história realmente, recheada de casos curiosos, engraçados, depoimentos de jogadores, dirigentes, torcedores. Mostrando por exemplo, como esse futebol, no primeiro ano de profissional em 1960 já foi campeão; também sobre o timaço de 1967, o grande time de 1978. A importância do livro é tamanha que nos próximos 30 anos ninguém vai escrever outro com essa profundidade sobre a história da Votuporanguense ou do futebol profissional de Votuporanga”, concluiu Guedes.



A obra que será publicada pela Editora Aprris, de Curitiba/PR, com aproximadamente 410 páginas passa pelas últimas revisões antes de seguir para a diagramação e impressão. O custo do projeto foi bancado por 35% de recursos próprios do Grupo Memorial Votuporanguense e outros 65% de patrocínio de um fundo de investimentos com fim específico. Esta primeira tiragem terá 500 exemplares e o lançamento deve ocorrer durante um evento no mês de dezembro, em Votuporanga.

Publicidade