Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Grupo Memorial apresenta capa de livro da AAV

Obra literária está na fase final e apresentará fatos inéditos das décadas do futebol profissional Votuporanguense

Publicado em: 06 de outubro de 2023 às 18:40

Grupo Memorial apresenta capa de livro da AAV
O Grupo Memorial Votuporanguense, formado por voluntários entusiastas da história do futebol profissional da cidade, em especial da inesquecível Associação Atlética Votuporanguense, anuncia mais uma importante novidade. Em contagem regressiva para o lançamento oficial do livro “Associação Atlética Votuporanguense: A Paixão de uma cidade!”, os autores divulgaram nesta semana a capa definitiva da obra.

A impressão é de responsabilidade da Editora Appris de Curitiba/PR, e o livro apresentará aproximadamente 410 páginas com detalhes e informações sobre a paixão dos votuporanguenses pelo futebol. A editora também produziu a capa, seguindo sugestões dos memorialistas e trará a predominância da cor preta e destaque para o escudo da antiga AAV.

O livro passa por revisões antes de seguir para a diagramação e impressão com expectativa de lançamento em Votuporanga em meados do mês de dezembro. A obra fruto da pesquisa do Grupo traz de maneira fundamentada a história da Associação Atlética Votuporanguense (AAV), depoimentos de atletas da Alvinegra como: Bidão, França, Serginho e outros. O custo do projeto foi bancado por 35% de recursos próprios do Grupo Memorial Votuporanguense e outros 65% de patrocínio de um fundo de investimentos com fim específico. Esta primeira tiragem terá 500 exemplares.

Trabalho de pesquisa

O trabalho de pesquisa é colossal e passa pelas mãos de vários voluntários. Um dos mais atuantes, o memorialista Alberto Guedes destaca que foram três a grandes razões para se escrever um livro sobre a história da Associação Atlética Votuporanguense. “A primeira – óbvia – é relembrar uma fase de nossas vidas. A nossa infância e a nossa adolescência foram plenas de imagens da Alvinegra. Uma espécie de saudosismo. A segunda razão foi, digamos, mais espiritual. Um relato do contexto socioeconômico dessa época e ver que Votuporanga ficou conhecida nacionalmente. Então, demonstrar como todos se envolveram em um projeto alucinante em 1967, principalmente.

Finalmente, organizar, preservar e divulgar uma história muito bonita. O que conta, o que fica, o que se eterniza é a ideia. Porque a ideia é maior do que você. Imagine 100 anos depois que tiveres partido deste mundo. Toda vez que alguém ler este livro, estaremos vivos novamente. Porque é a ideia que permanece para todo o sempre. E mais uma vez, estaremos juntos e nossos espíritos se unirão novamente. A vida é assim. Só estaremos realmente mortos quando ninguém mais se lembrar de nós. Mas um livro traz um novo significado, compartilhando o passado para entender nossa própria história. É a ideia que fica”, explica Alberto Guedes.



Publicidade