Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Conseg alerta para riscos de pedofilia na internet

Conseg alerta para riscos de pedofilia na internet

Publicado em: 11 de outubro de 2012 às 07:49

Foi realizada na manhã de ontem, mais uma reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), e o tema abordado foi a Exploração Sexual de Criança por meio da Internet, cuja a palestra foi ministrada pelo o investigador de polícia, Jairo Antônio Bertelli Gabaldi Pereira. O investigador explicou as formas de evitar que as crianças “caiam” nas armadilhas articuladas pelos pedófilos e também como os próprios pais podem fazer para evitar que as fotos de seus filhos vazem na internet, evitando por exemplo, colocar foto dos pequenos nas redes sociais. Jairo explica que o pedófilo, além de usar as fotos das crianças para sua satisfação, ainda comercializa o material registrado.

“A rede de pedofilia é uma realidade no mundo”, alerta. Ele explica que os pais não sabem quais conteúdos os filhos estão acessando na internet, pois uma vez a imagem na rede, não há como recuperá-la. Outro alerta é para que os pais fiquem atentos a qualquer mudança de comportamento dos filhos, pois a criança quando em contato com um pedófilo, tem dificuldades em levar o problema aos pais. O investigador conta que quando a criança relata o fato aos pais, o pedófilo se sente ameaçado por perder o “objeto” do abuso e na maioria dos casos seqüestra a criança. “Por isso a importância de se fazer a cédula de identidade dos filhos, independente da idade”, acrescenta. O investigador alerta para além de tomar cuidado com o que os filhos acessam na internet e com quem se relacionam, é importante evitar postar fotos dos pequenos em momentos de intimidade, como por exemplo, tomando um inocente banho ou com trajes íntimos. “Os pais precisam ter mais cuidado e atenção com o itinerário dos filhos para observar se algo de errado ou estranho não está acontecendo”, orienta. Um erro que os pais podem vir a cometer, é quando a criança toma coragem e comunica o acontecido, os responsáveis tem como primeira reação, proibi-los de usar a internet e a sair de casa. “ Não é isso, é preciso denunciar o pedófilo. Só através da denuncia é que este pedófilo pode ser parado e assim, não fazer mal a mais nenhuma criança”, explica.

Pedofilia e características
O pedófilo tem preferência inequívoca por criança; Para o pedófilo as crianças são “presas”. E a função dos pais é levá-los (os pedófilos) à justiça antes que encontre novas “presas”; A criança ganha celular do pedófilo para fazer suas fotos e enviá-las a eles; O pedófilo passa pela motivação e pelas inibições internas: a reprovação de sua conduta, mas a afasta quando encontra outro pedófilo. Inibições externas:Onde encontrar a criança, na escola, no vizinho, no parque e fazer com que a criança não demonstre em casa que está sendo abusada.
As características principais de um pedófilo é ter a criança como objeto erotizado; toca muito a criança e; a forma de olhar para a criança é diferente, é como se idolatrando. Por isso, os pais devem ter atenção redobrada com as pessoas do convívio de seus filhos.

(Luciana Tambuque- Diário de Votuporanga)

Publicidade