Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Projeto de Centro Tecnológico é apresentado ao prefeito de Votuporanga

Projeto de Centro Tecnológico é apresentado ao prefeito de Votuporanga

Publicado em: 19 de outubro de 2012 às 06:33

O prefeito de Votuporanga Junior Marão recebeu, ontem, o coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT) da USP (Unidades de São Paulo), Guilherme Ary Plonski, para tratar do projeto do Centro de Inovação Tecnológica de Votuporanga. O PGT da USP foi contratado pela Prefeitura para elaborar o plano de negócios que será levado ao Governo do Estado para que, efetivamente, seja implantado o Centro de Inovação Tecnológica.

De acordo com Marão, esse é o passo inicial para que Centro Tecnológico saia do papel. “É a primeira vez de muitas que o professor Ary [Plonski] virá a Votuporanga para conhecer as potencialidades e a vocação do município para que o nosso Centro Tecnológico tenha resultados efetivos, não só para Votuporanga, como também, para toda a região, aliando desenvolvimento econômico com educação, pesquisa e inovação”, afirma.

O prefeito explica que o Centro Tecnológico será um projeto pioneiro do Governo Estado e que será implantado em Votuporanga. “Por isso a nossa responsabilidade aumenta. Temos recursos do Governo do Estado e agora temos que trabalhar para que dê certo e, assim, possa ser levado para outras regiões do Estado”, disse. Marão ressalta também que já tem acertado com o Governo de São Paulo a implantação do Centro, já que foi o Estado que repassou os recursos para elaboração do projeto.

O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP desenvolveu os projetos dos Parques Tecnológicos de Sorocaba, Santos, Piracicaba e São Paulo. "O projeto trará um diferencial para a cidade na área do conhecimento e do desenvolvimento, fazendo de Votuporanga seja referência. Sorocaba, por exemplo, conseguiu levar a fábrica da Toyota para lá devido ao Parque Tecnológico”, assinala.

Segundo o professor Ary Plonski a ideia do Centro de Inovação Tecnológica é dar apoio ao setor empresarial da região, visando o desenvolvimento econômico. “Queremos junto com todos os seguimentos pensar qual setor desenvolver, qual a vocação da região. Isso será feito com muito dialogo”, explica. O projeto será concluído até julho de 2013 e em seguida encaminhado para o Governo do Estado.

Em sua visita a Votuporanga, Plonski visitou o SENAI/CEMAD, IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e a Unifev – Centro Universitário de Votuporanga. Além disso, se reuniu com empresários e representantes de diversos seguimentos, como a Fuvec, Sebrae, Senai, Associação Industrial, Associação Comercial, IFSP, Unifev, entre outros. Além disso, estiveram presentes o deputado federal João Dado e a chefe de gabinete do deputado estadual Carlão Pignatari, Karina do Carmo.

Publicidade