Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Hidrelétrica de Ilha Solteira opera com menos da metade da capacidade

Hidrelétrica de Ilha Solteira opera com menos da metade da capacidade

Publicado em: 09 de janeiro de 2013 às 12:29

Levantamento feito com base em relatórios do ONS (Operador Nacional do Sistema) mostra que seis usinas estão com suas reservas abaixo da metade, entra elas Tucuruí (no Pará, a maior totalmente em território brasileiro), com armazenamento próximo a 26% do volume total. Na região de Votuporanga, a usina de Ilha Solteira está com capacidade abaixo da metade.

Em situação semelhante estão São Simão (GO) e Foz do Areia (PR), que precisam praticamente quadruplicar seus níveis atuais para chegar à capacidade máxima. Enquanto a chuva não é suficiente para elevar os níveis dos reservatórios, as usinas de Itumbiara (GO) e Porto Primavera (SP), por exemplo, estão gerando energia com água abaixo dos 10%.

Os dados do ONS retratam o cenário da sexta-feira. Cada usina tem um nível próprio de armazenamento para caracterizar um quadro alarmante. O ONS diz que, enquanto houver água para mover as turbinas, as empresas continuarão gerando energia, em maior ou menor proporção. A Folha apurou que, para os técnicos do governo, os níveis baixos causam apreensão desde o fim de dezembro.

O temor não é de um racionamento imediato, mas com o que pode acontecer mais à frente, já que os níveis precisam ser recompostos e chegar perto de 100% antes de maio, quando começa a seca. É esse acúmulo que faz o sistema aguentar a demanda no período em que as chuvas são ainda mais raras. "Chegamos a esse nível, abaixo do de risco, mesmo com todas as térmicas acionadas. Ou seja, a munição que o sistema dispõe para enfrentar situação já está sendo gasta", diz Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil.

Das 139 hidrelétricas acompanhadas pelo ONS, 30% estão com reservatório abaixo da metade; 51% não fazem estoque para seca e 18% estão com níveis acima de 50%. É importante que chova nos próximos dias principalmente nas nascentes dos rios Paranaíba, Grande e São Francisco, onde se formam as bacias do Paraná e do São Francisco, responsáveis pela maior parte da capacidade de geração do país. (Julia Borba - Uol)

Publicidade