Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Único posto de órgãos da região, Santa Casa de Votuporanga faz 22 captações

Único posto de órgãos da região, Santa Casa de Votuporanga faz 22 captações

Publicado em: 24 de janeiro de 2013 às 12:29

O serviço de captação de córneas para transplante do Hospital se destacou em toda a região. Votuporanga é uma das únicas cidades da região com uma CIHDOTT ativa e que realiza captações para atender à demanda por transplantes.

Além de Votuporanga, apenas Catanduva e São José do Rio Preto, no Noroeste Paulista, realizam o serviço de captação. Entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado foram realizadas 22 captações no total, o que representa 33% de efetivação, ou seja, uma em cada três entrevistas, em média, resultou em consentimento da família para a realização do procedimento. Em dezembro de 2012, por exemplo, 50% das entrevistas realizadas resultaram em efetivação.

A meta estipulada é de 20% de efetivação. Apesar disso, de acordo com Pablo Gurther, Enfermeiro responsável pelo serviço, o potencial de captação seria maior, já que muitas famílias ainda recusam o procedimento por não conhecerem a vontade do familiar. “É fundamental que se comunique o interesse em ser doador de órgãos aos familiares, pois são eles quem vão autorizar a doação após o óbito, por isso, esse assunto pode e deve ser discutido pelas famílias para criar uma conscientização sobre a importância deste ato”, explica. A captação de córneas segue diversos critérios, entre eles a triagem dos potenciais doadores, a entrevista familiar, a captação e o transporte do órgão até o local em que se encontra o receptor. Fazem parte da Comissão da Santa Casa de Votuporanga a coordenadora da equipe, Dra. Bernadete Barth Campos, o Enfermeiro Pablo Gurther e o Técnico em Enfermagem Israel Lemos, com o auxílio das médicas Dra. Lara Galvani Greghi e Dra. Lígia Telles.

Além disso, todas as equipes do Hospital colaboram para a evolução do trabalho, principalmente Recepção e Serviço Social, que fazem o registro inicial e a notificação dos potenciais doadores à Comissão. “A CIHDOTT tem apresentado resultados positivos desde a sua implantação, os nossos números demonstram uma conscientização das famílias que, mesmo em um momento delicado, conseguem demonstrar a generosidade, autorizando a doação das córneas”, afirma Pablo Gurther. “Hoje o serviço da Santa Casa de Votuporanga já representa importante contribuição para o banco de olhos da região, conseguindo ajudar na demanda”, finaliza o enfermeiro. Os resultados apresentados ao longo de 2012 demonstram a importância da CIHDOTT no processo de captação de córneas, realizando entrevistas com as famílias dos potenciais doadores e superando as metas estabelecidas. O trabalho continua buscando conscientizar sobre o significado de ajudar ao próximo por meio da doação de órgãos, afinal, mesmo em um momento delicado para as famílias, ser doador é um gesto de carinho e humanidade.

Publicidade