Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Acompanhar amamentação dos filhos faz bem aos pais, diz estudo

Acompanhar amamentação dos filhos faz bem aos pais, diz estudo

Publicado em: 17 de fevereiro de 2013 às 17:07

De acordo com a professora da Universidade de Marília (Unimar) e doutora em Enfermagem, Tereza Lais Menegucci Zutin, “A percepção dos homens, em sua maioria, é de que acompanhar o processo de amamentação do filho representa uma experiência marcante.”

Lais é autora do estudo A posição do homem no processo de amamentação: um ensaio sobre a produção de sentidos, apresentado na Escola de Enfermagem (EE) da USP sob orientação da professora Isilia Aparecida Silva. Para realizar sua pesquisa de doutorado, iniciada em 2008, a professora entrevistou sete homens, residentes no município de Marília, em São Paulo, de qualquer idade, condição socioeconômica e cor. Outro critério estabelecido foi de que esses homens morassem com as mães de seus filhos pelo menos desde o nascimento desses. Dessa forma, submeteu esses homens a questionários e entrevistas para verificar as impressões masculinas durante processos de aleitamento.

Ampliação do papel masculino

Nas entrevistas para a pesquisa, questionou-se como era a experiência, como homem e marido, na vivência do processo de amamentação de seus filhos.

Segundo a professora, acompanhar esse processo, tão relacionado às mães e às mulheres, faz com que os homens tenham condições para entender e apoiar suas companheiras. Assim, “A experiência do homem no processo de amamentação mostra uma significativa transformação do papel masculino, pois incluir homens nas demandas familiares os colocam em situações que antes, devido às pressões sociais, eles não reconheciam. Torna-se também um universo de oportunidades de integração familiar e de reconhecimento da figura paterna que vai além do conceito do homem provedor de recursos, embora ainda esse personagem resista para alguns.”, conclui.

(Com agência USP)

Publicidade