Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Casal da região pede ajuda para tratamento de criança de 2 anos

Casal da região pede ajuda para tratamento de criança de 2 anos

Publicado em: 19 de fevereiro de 2013 às 12:39



Vivendo situação desesperadora por conta de uma doença congênita da filha de apenas dois anos e seis meses, o casal Aelson, 23, e Ana Paula Gonçalves, 38, moradores da cidade de Rubinéia, procuraram o radialista Edson Ferreira da Radio Dinamica2, em busca de socorro visando à divulgação das dificuldades vividas pela família devido à doença da pequena Geulia Gonçalves, bem como pedindo ajuda financeira.

A mãe da criança que se restabelece de cirurgia contrasta a alegria de finalmente ter saído à liberação para realização da cirurgia reparadora para sua filha, a menina é portadora de Fissura Labial e da Fenda Palatina, com a angustia de não possuir qualquer recurso financeira para permanecer com a filha em São Paulo durante sua recuperação.

A família depende da renda do pai que é servente de pedreiro, porem não tem trabalhado nos últimos dias por conta dos cuidados dispensados aos três filhos pequenos, principalmente agora que a mãe se encontra operada.



De acordo com Aelson, para piorar a situação os gastos com a filha Geulia o obrigaram a atrasar a renovação do licenciamento de sua moto, segundo ele o seu meio de locomoção para o trabalho, disse ainda que um despachante lhe ofereceu ajuda liberando os custos com o escritório, ajuda bem vinda, mas que ele não tem o restante do dinheiro para acerto dos documentos.

Esta situação provocou esta ação do casal em procurar a mídia em busca de ajuda, para que assim possam finalmente ver o sonho de submeter à filha a cirurgia seja realizado. Existe ainda grande apreensão dos pais para esta cirurgia, a criança é também portadora de séria cardiopatia, situação que traz grandes riscos cirúrgicos.







Doença e Tratamento

A fissura labial e a fenda palatina, conhecidas popularmente como lábio leporino e goela de lobo, são malformações congênitas, de apresentação variável, que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião. A incidência é maior na etnia amarela e menor na negra.

Fissura labial, ou lábio leporino, é uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos. Essa falha no fechamento das estruturas pode restringir-se ao lábio ou estender-se até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva, o maxilar superior e alcançar o nariz.

Na fenda palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca e a base do nariz, estabelecendo comunicação direta entre um e outro. Pode, ainda, ser responsável pela ocorrência de úvula bífida (a úvula, ou campainha da garganta, aparece dividida). No entanto, às vezes, essa variação de tamanho é pequena, o que gera algum atraso no diagnóstico. Ainda não se conhecem as causas dessas anomalias, que podem afetar um ou os dois lados da região orofacial.

As fissuras labiopalatinas não são alterações de caráter estético, apenas. São a causa de problemas de saúde que incluem má nutrição, distúrbios respiratórios, de fala e audição, infecções crônicas, alterações na dentição. Da mesma forma, elas provocam problemas emocionais, de sociabilidade e de autoestima. Por isso, o tratamento requer abordagem multidisciplinar, isto é, a participação de especialistas na área de cirurgia plástica, otorrinolaringologia, odontologia, fonoaudiologia, por exemplo.







FONTE:

-->(correiosantafe)



Publicidade