Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Jornalista da região fatura prêmio com reportagem de saúde

Jornalista da região fatura prêmio com reportagem de saúde

Publicado em: 28 de fevereiro de 2013 às 18:27

Desbancando representantes dos principais jornais da Capital, a jornalista Cecília Dionizio, do Diário da Região, venceu na categoria jornalismo impresso o 2º Prêmio de Jornalismo Medtronic, realizado pela empresa de tecnologia médica norte-americana de mesmo nome. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de anteontem, em São Paulo. Cecília concorreu com uma série que abordou novos equipamentos de diagnóstico por imagem utilizados em Rio Preto e região. Foram sete reportagens, publicadas entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro do ano passado, na seção “Saúde Sustentável”.

A primeira delas, intitulada “Prevenção de Ponta”, falou sobre o uso da tomossíntese, que representa avanço no cenário de exames preventivos contra o câncer de mama. “Corpo Fechado” veio na sequência, mostrando os benefícios da densitometria no diagnóstico precoce de doenças ósseas, como a osteoporose. “Tecnologia contra o Câncer”, por sua vez, desvendou a braquiterapia, que oferece índices de cura de até 95% nos casos iniciais de tumores de próstata.

“Dos Pés à Cabeça” abordou o uso do TrichoScan e do Reveal Skin Analysis, aparelhos que melhoram a qualidade do diagnóstico de problemas no couro cabeludo e na pele. Já “Perigo na Veia” apresentou o Gama Probe, capaz de identificar e eliminar o risco de metástase nos linfonodos. Logo depois, “Olho Vivo” explorou a adesão do Infiniti Vision System (IVS), tecnologia que proporciona incisões mínimas em cirurgias de cataratas e, por isso, facilita a recuperação dos pacientes.

Para fechar a lista, “Um Passo Adiante”, um dos trabalhos mais importantes do período, trouxe à tona o PET-CT, aparelho que consegue localizar tumores com precisão e avaliar riscos de doenças coronárias e neurológicas. “Estou muito feliz. Embora desejasse vencer, fiquei intimidada por concorrer com dois grandes veículos de comunicação (Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo)”, diz Cecília.

Além dela, foram contemplados Tales Giovani Armiliato, da Rádio São Francisco SAT, com “Vida: Um Passo para a Felicidade” (radiojornalismo); Lúcio Sturm, da TV Record, com “Máquinas da Vida” (telejornalismo), e Vivian Carrer Elias, da Veja.com, com “Tratamento mais Eficaz e Seguro para Hiperplasia da Próstata Chegará ao Brasil em 2013” (jornalismo on-line).

Voto popular

Cecília Dionízio também é finalista do 1º Prêmio SBPT/Pfizer de Jornalismo em Saúde, promovido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), com o apoio do laboratório Pfizer. Neste caso, a decisão é por voto popular.

Intitulado “Pulmões em Risco”, o trabalho dela foi publicado na edição de 22 de novembro de 2012, também na seção “Saúde Sustentável”, e encaixa-se no tema proposto pelos organizadores, “Doenças Pneumocócicas no Brasil”.
Hoje é o último dia para votação na internet. Para participar, é preciso acessar o site www.premiojornalismosaude.com.br. Ainda não há previsão de quando o resultado será revelado.

“É a primeira vez que apareço entre os finalistas de dois prêmios, simultaneamente. Acho que 2013 será um ótimo ano. Que venham os próximos”, diz. Cecília trabalha no Diário desde 2000 e já havia vencido outros dois troféus. Em 2008, levou o 3º Prêmio Latino-Americano de Jornalismo em Saúde Cardiovascular, realizado pela Sociedade Interamericana de Cardiologia e pela Pfizer, e, em 2011, ficou com o 1º Prêmio Sbim de Jornalismo em Saúde Infantil, promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações e Pfizer.

(Daniele Fenti)

Publicidade