Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Santa Casa pede doação de leite materno para recém-nascidos

Santa Casa pede doação de leite materno para recém-nascidos

Publicado em: 06 de fevereiro de 2013 às 12:58

As doações efetuadas ao Banco de Leite Humano de Votuporanga beneficiam recém-nascidos da Santa Casa, inclusive os bebês internados na UTI Neonatal, que necessitam de cuidados especiais. De acordo com a Dra. Lara Galvani Greghi, Médica Neonatologista e Responsável Técnica da Unidade, “o leite materno é o alimento essencial ao desenvolvimento adequado de todas as funções de uma criança, por isso é fundamental que os recém-nascidos enfermos recebam este leite”, explica.



O recebimento do material doado ao Banco de Leite Humano busca suprir a demanda do alimento na Santa Casa, tanto para os recém-nascidos da Maternidade quanto para as crianças internadas na UTI Neonatal. “Em períodos de férias e também no inverno, verificamos que há uma diminuição no volume de doações, por isso buscamos intensificar o recolhimento para atender as necessidades”, destaca a Enfermeira Técnica responsável pelo Banco de Leite, Maria Alice Guimarães Riva.



Ainda assim, as doações são insuficientes atualmente e não estão conseguindo atender adequadamente, pois os estoques do produto estão baixos. Esta realidade faz com que seja necessária a utilização de fórmulas artificiais para composição da alimentação dos bebês, o que, além de não ser o ideal para o desenvolvimento da criança, acarreta um custo elevado para o Hospital por causa dos produtos utilizados.



“O leite destinado aos bebês da Unidade Neonatal passam por todos os procedimentos realizados pelo Banco de Leite, como a pasteurização e as análises necessárias. O produto, depois de selecionado, é destinado às crianças e ajuda muito na recuperação e no desenvolvimento delas”, conta a Neonatologista responsável pela UTI. “As mães podem fazer a doação tranquilamente, pois ela melhora a produção de leite, ou seja, quanto maior o volume retirado, mais leite será produzido, assim, beneficiará outros bebês além do próprio filho”, reforça a médica.



Sempre que uma criança nasce e é encaminhada à UTI Neonatal da Santa Casa de Votuporanga, significa que tanto o recém-nascido quanto sua família receberão toda a assistência, orientação e atendimento necessários. “As mães são acompanhadas e, caso seja possível, elas fazem a retirada manual do leite que será direcionado ao seu bebê por meio dos equipamentos, porém, em muitos casos, esse procedimento é dificultado pelas condições físicas e psicológicas das mães, algumas, pelo estresse da situação, não conseguem produzir leite”, pontua Dra. Lara.



Banco de Leite



Todas as mães que estão amamentando, são potenciais doadoras de leite e podem procurar o Banco de Leite Humano, na Secretaria Municipal de Saúde (rua Santa Catarina), para realizarem o cadastro para doação. “A partir do registro, são realizados exames para verificar as condições da doadora e do leite. As análises físico-químicas vão atestar a qualidade do produto, que deve estar perfeito para o consumo”, ressalta a Enfermeira do Banco de Leite. “Atendemos à Santa Casa de Votuporanga – onde há um posto de coleta de leite – e fazemos todos os procedimentos necessários para preparar o leite para o consumo dos recém-nascidos”, salienta a profissional.



De acordo com a Dra. Lara Galvani Greghi “cada bebê internado na UTI Neonatal é alimentado a cada três horas e consome cerca de 30 ml de leite a cada período, o que totaliza cerca de 240 ml por dia para cada criança, em média”. A Unidade conta com 10 leitos e atende toda a macrorregião, já que o Hospital é referência em serviços de média e alta complexidade. “Conforme os bebês amadurecem, os recém-natos são incluídos no método mãe-canguru, em que a criança fica em contato pele-a-pele com a mãe e começam a ser trabalhados para conseguir se alimentar diretamente do seio da mãe, porém, enquanto ainda não podem, eles recebem a alimentação via sonda”, complementa.



A Enfermeira Maria Alice Gimarães Riva expõe que “em 2012 foram mais registradas mais de 300 doadoras de leite no Banco, sendo que o volume coletado chegou a 292 litros. Por outro lado, de janeiro a dezembro do ano passado, foram distribuídos cerca de 346 litros do produto, sendo que foi necessário utilizar produto em estoque para conseguir suprir o total de receptores”. O atendimento às potenciais doadoras é realizado por meio de visitas, consultas individuais ou em grupo e também no posto de coleta que funciona na maternidade do Hospital.



Doações podem ser feitas, também, em domicílio, já que o Banco de Leite realiza a coleta dos frascos semanalmente. “As doadoras recebem a orientação para retirar o leite da mama e levam frascos – esterilizados e etiquetados – para suas casas. Toda sexta-feira, fazemos o recolhimento em domicílio das doações e entregamos mais frascos para as mães que doam”, finaliza Maria Alice Guimarães Riva.



Serviço

Banco de Leite Humano de Votuporanga

Endereço: R. Santa Catarina, 3890 (Secretaria Municipal de Saúde)

Telefone: 3405 9787

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

Publicidade