Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Mensagem do feriado de Tiradentes

Polícia Militar revive esta lembrança como forma de homenagear este Mártir que lutou pelos ideais de Justiça do povo Brasileiro

Publicado em: 20 de abril de 2017 às 19:00

Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes,foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em 21 de abril de 1792, o então Alferes da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais foi enforcado e esquartejado em praça, como forma de demonstração de força da Coroa Portuguesa. Entretanto, o “espetáculo de horrores” que tinha por objetivo intimidar a população para que não houvesse novas revoltas, acabou por despertar a ira de todos que presenciaram o evento.

Desta forma, Tiradentes se tornou mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados, sendo considerado herói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.

Hoje, passados 225 anos, a Polícia Militar revive esta lembrança como forma de homenagear este Mártir que lutou pelos ideais de Justiça do povo Brasileiro.

Polícia Militar, você pode confiar!



ANTONIO UMILDEVAR DUTRA JUNIOR

TENENTE CORONEL PM COMANDANTE DO 16º BPM/I

Publicidade