Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Fumaceiros do céu: Esquadrilha em Mirassol e Fernandópolis

Aeroporto de Votuporanga é base para apresentação na região

Publicado em: 27 de maio de 2017 às 10:04

Fumaceiros do céu: Esquadrilha em Mirassol e Fernandópolis
A missão é de representar a Força Aérea Brasileira (FAB) e o País, mas o efeito é de encantamento em quem assiste. A Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste fim de semana na região. No sábado, o espetáculo aéreo será em Fernandópolis e, no domingo, em Mirassol. Em cerca de 35 minutos, o público poderá ver 50 manobras realizadas por seis aeronaves que cortam o céu com ascoresdo Brasil.

Em julho de 2015, a Fumaça, como é chamada, retomou a agenda de demonstrações, após dois anos de implantação operacional e logística com aeronaves A-29 SuperTucano, a mesma que é adotada para defender as fronteiras do País. Contudo, quando o SuperTubo está em sua missão fim, o avião é dotado de armamento para ataque tático e a pintura é camuflada. "Quando a aeronave vem para nós, todo o armamento é retirado e passa por uma nova pintura", diz a assessora de imprensa da Esquadrilha da Fumaça, a tenente Flávia Cocate.

Entre as manobras que mais chamam a atenção do público estão a dorsão; com as seis aeronaves de ponta cabeça; espelho, em que três voam normalmente e outras três, acima, ficam de cabeça para baixo; e o coração, em que é desenhado um coração com fumaça branca. Duas manobras que não eram mais realizadas voltaram: a lancevaque e o chumbóide. Elas também estão entre as que mais agradam o público. "Com o SuperTucano, voltamos a apresentar, porque o avião é mais robusto e sua estrutura melhor preparada para essas manobras", diz a tenente.

Ambas consistem em uma combinação de comandos aplicados pelo piloto que provoca uma reação da aeronave que se assemelha a "cambalhotas no ar". No caso da lancevaque, os giros são mais verticalizados, já o chumbóide tem o perfil mais horizontal. A impressão que leva para o público é que o avião está descontrolado e que vai cair, mas o piloto tem total controle e pode retornar ao voo normal a qualquer momento.

Toda a apresentação conta com sete aeronaves, é que uma fica no chão e um dos pilotos faz a locução do espetáculo e explica cada manobra. Em Fernandópolis e Mirassol, será feita pelo tenente-coronel aviador Líbero Onoda Luiz Caldas. A equipe da Fumaça é formada por militares da FAB. Atualmente são 13 oficiais aviadores, um especialista em aviões, um médico, três oficiais decomunicaçãosocial e uma equipe de graduados especialistas, dividida na área administrativa e de manutenção das aeronaves.

A apresentação em Fernandópolis será neste sábado, dia 27, às 16h, na avenida Teotônio Vilela, atrás do Recinto de Exposições. Faz parte do encerramento de comemoração dos 78 anos do município. Segundo a Prefeitura, havia 14 anos que a Fumaça não se apresentava na cidade e a presença é a pedido da população. Em Mirassol, a exibição das manobras começa às 15h, no domingo, dia 28, no loteamento Jardim Laguna. A última vez que a Esquadrilha esteve na cidade foi em 2011. A entrada é gratuita.

Desenho no céu

O sistema de escrita com fumaça é umprojetocriado por técnicos da Esquadrilha. Com base na ideia deles e com a colaboração dos técnicos, a Embraer produziu um novo sistema de programação de escrita com fumaça especialmente para aeronave A-29 e um software foi instalado no sistema. A frase inserida nesse programa ainda em solo produz coordenadamente a escrita no céu.

Para formar as letras, as aeronaves voam em formatura "linha de frente", uma ao lado da outra, em velocidade constante. Cada piloto insere um cartão de memória na aeronave, que gerencia o acionamento da bomba que liga e desliga a fumaça e as letras podem ser vistas por espectadores a uma altura de aproximadamente 10 mil pés, ou três mil metros de altura. Assim, a Esquadrilha pode realizar homenagens em datas comemorativas, como no caso do aniversário de Fernandópolis.

(Nany Fadyl – Diario da Região

Publicidade