Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Confira o prazo para alistamento militar

O alistamento militar obrigatório termina no final deste mês, no dia 30 de junho

Publicado em: 05 de junho de 2017 às 17:56

A 18ª Delegacia do Serviço Militar de Votuporanga, que integra a 5ª Circunscrição do Serviço Militar, comunica que o prazo limite para o alistamento militar obrigatório, termina no final deste mês, no dia 30 de junho. Segundo o delegado da 18° DSM, 1º Tenente André Luis Ferreira da Silva, o jovem que completa 18 anos em 2017 e não se alistar estará em débito com o Serviço Militar, sendo que por ser obrigatório, em caso de descumprimento, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades.

Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz, mas para os homens, o serviço é obrigatório .O brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção deve iniciar o processo de alistamento em um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. O período de alistamento começou no dia 1º de janeiro, com a prestação do Serviço Militar em 2018. Caso perca a data, dá-se o adiamento de incorporação, ou seja, o jovem se alista agora, mas somente participa da seleção no ano que vem para prestar o SM no ano seguinte.

Para se alistar, basta levar a Certidão de nascimento ou documento de identidade (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público); comprovante de residência (ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante) e uma foto 3x4 recente. Mais informações podem ser obtidas na Delegacia do Serviço Militar, Rua Minas Gerais, nº 3612 – Centro Administrativo – Patrimônio Velho, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h.

Publicidade