Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga ganhou 4,3 mil árvores em 2017

Saev Ambiental tem projeto Disque Árvore grátis

Publicado em: 06 de junho de 2017 às 06:55

Votuporanga ganhou 4,3 mil árvores em 2017
Nesta segunda-feira (5/6) é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Quando o assunto é preservação ambiental, a arborização urbana é um dos fatores mais importantes. Dessa forma, está entre os compromissos de gestão do prefeito João Dado ampliar significativamente o número de árvores plantadas em Votuporanga, por meio dos esforços da Saev Ambiental.

Segundo dados da autarquia, nestes primeiros cinco meses, foram plantadas 4.340 novas mudas em diversos locais da cidade. O número está informado no Placar da Árvore, criado neste ano no site da superintendência (saev.com.br) para que os munícipes acompanhem o trabalho.

Das mudas plantadas até agora, 404 são do Disque Árvore, outras 537 foram para compensar retiradas e 3.692 nas áreas verdes públicas e APPs (Áreas de Preservação Permanentes), entre elas no Jardim Boa Vista e Distritos Industriais. O Disque Árvore foi lançado em fevereiro com a doação gratuita de mudas para plantio em calçadas.

“Desde o começo do ano, trabalhamos para que as políticas ambientais façam parte da vida dos munícipes e sejam cumpridas. Essas iniciativas contribuem para uma conscientização coletiva e com o meio ambiente”, comentou o superintendente adjunto da Saev Ambiental, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune.

Dentre os benefícios da arborização urbana está a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora em até 30%, redução do clima e auxílio na diminuição da radiação ultravioleta. “Ruas e avenidas arborizadas valorizam os imóveis em até 10%, além de deixar a cidade mais bonita, com florações diversas o ano todo. Também estimula caminhadas e o convívio social, promovendo a melhoria da saúde física e mental da população”, destaca Zeitune.

Espécies

Para a arborização urbana, o Disque Árvore disponibiliza sete opções de mudas para o plantio em passeios públicos (calçadas) que são Ipê Amarelo do Cerrado, Magnólia, Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca, Pata-de-vaca e Aroeira-pimenteira, sendo que a escolha da espécie leva em consideração o porte da árvore que se adeque ao local do plantio de modo a não interferir nos equipamentos públicos, fiação da rede de energia elétrica e evitar danos à calçada.

Já nas APPs são utilizadas espécies arbóreas nativas visando a recuperação e a melhoria das funções ecológicas da área, como a qualidade da água dos corpos hídricos, prevenção a processos erosivos das margens dos rios, proporcionar corredores ecológicos para deslocamento da fauna e áreas de reprodução.

Disque Árvore

Ao solicitar o plantio, é gerada uma ordem de serviço. Logo após, é feita uma análise por equipe especializada sobre a fiação elétrica existente no local. O morador escolhe entre opções de mudas oferecidas e é feito o agendamento do plantio. Uma equipe da Saev Ambiental leva a muda até a residência, faz a abertura do quadro na calçada e planta a árvore. Depois, os cuidados são com os moradores.

Os moradores podem pedir árvores pelo 0800 770 1950 ou (17) 3405-9191.

Publicidade