Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

BANDA DA POLÍCIA MILITAR DIA 8

A apresentação será por volta das 9 horas em frente ao palanque montado na esquina da Rua Amazonas

Publicado em: 26 de julho de 2017 às 17:14

BANDA DA POLÍCIA MILITAR DIA 8
A Prefeitura de Votuporanga prepara para o dia 8 de agosto a volta do Desfile Cívico na rua Amazonas pelos 80 anos da cidade. Além de diversos grupos e fanfarras locais confirmadas, a Banda Regimental de Música (BRM) do Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5), de São José do Rio Preto (SP), aceitou o convite feito pelo prefeito João Dado e fará a abertura da solenidade com uma marcha e execução do hino nacional brasileiro, acompanhado do hasteamento das bandeiras.

A apresentação será por volta das 9 horas em frente ao palanque montado na esquina da Rua Amazonas com a Rua Alagoas, no Centro Cívico Cultural “Vereador José Dirceu de Carvalho”; logo após terá início o desfile. Na sequência, encerrando o desfile, haverá um grande show no palco da Concha Acústica “Profº Geraldo Alves Machado” da banda FACMOL de Pereira Barreto, também muito conhecida por sua qualidade musical e danças.

Sobre a BRM

a Banda Regimental de Música (BRM) do Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5), de São José do Rio Preto (SP) tem como mestre o subtenente da PM, Aderley Doreto, e, ao todo, conta com um efetivo de 17 policiais militares. Atualmente, a banda atende 96 municípios da região noroeste paulista, consagrando-se como a corporação musical mais ativa no Estado.

No ano do cinquentenário de sua fundação, a banda foi instituída como patrimônio histórico e cultural da cidade de São José do Rio Preto, por meio do decreto nº 17.161/14, assinado em 24 de setembro de 2014.

Fazendo jus ao espírito cívico e comunitário que norteia a corporação, duas iniciativas de função social integram o cotidiano da BRM: os projetos “Músicos do Futuro” e “Música que Alimenta”.

O projeto “Músicos do Futuro” é desenvolvido por policiais militares músicos, que realizam apresentações e ministram aulas teóricas e práticas em escolas públicas e privadas de Rio Preto, utilizando uma metodologia dinâmica, envolvente e de fácil entendimento. O programa teve início em 2002 e, desde então, atende aproximadamente 7 mil crianças nos cursos de flauta doce, canto coral e fanfarra.

Já o projeto “Música que Alimenta” promove, junto à comunidade, a arrecadação de alimentos para entidades beneficentes localizadas nas cidades onde a banda realiza suas apresentações.

Histórico

A Corporação Musical da Polícia Militar iniciou seu trabalho em meados de 1964, com alguns alunos do curso de Formação de Soldados, que usavam seus próprios instrumentos para ensaiar marchas, dobrados e hinos pátrios.

No desfile de 7 de setembro de 1964, a tropa desfilou pela primeira vez ao som da banda, que executava a introdução do dobrado “Aviação Embarcada”, tendo como mestre o então 2° sargento da Polícia Militar, José Lopes de Carvalho.



A hoje chamada BRM do CPI-5 teve sua instalação em 25 de setembro de 1964, ficando sediada no 17º Batalhão de Polícia Militar do Interior (17º BPM/I). A banda sagrou-se pentacampeã do concurso anual de BRMs da Polícia Militar do Estado de São Paulo e sempre permaneceu entre as três melhores nos demais concursos dos quais participou.

Ao longo de sua história, a BRM vem divulgando a cultura através da música nos mais diversos setores da sociedade, participando de eventos cívico-militares e realizando concertos, apresentações, recepções e homenagens a autoridades nacionais e internacionais.

Publicidade