Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VIDA: setembro é o mês de valorização

O mês foi determinado porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Publicado em: 21 de agosto de 2017 às 17:52

VIDA: setembro é o mês de valorização
Alguns meses do ano têm sido escolhidos para trazer à tona debates sobre questões importantes, como o câncer de mama no Outubro Rosa e o câncer de próstata no Novembro Azul. O tema suicídio é o foco do chamado “Setembro Amarelo”. O mês foi determinado porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A questão será discutida em Votuporanga no I Seminário Interdisciplinar Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio, marcado para o dia 1º de setembro, das 7h30 às 12h, no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). O evento é gratuito e aberto a profissionais, estudantes e população interessada. Inscrições no link https://goo.gl/eqFszm

O encontro é organizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e conta com a coordenação da rede de saúde mental do município, juntamente com o Senac Votuporanga, IFSP e Unifev.

Profissionais de diversas áreas e especialistas irão discutir os aspectos comportamentais de pessoas com ideia suicida, o luto pelo suicídio e os números dessa violência autoprovocada no município e no Brasil. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), de janeiro a junho deste ano, 65 pessoas foram atendidas na UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) em Votuporanga, após tentativa de suicídio, e uma delas, foi a óbito.

Para Vinícius Schumaher de Almeida, psicólogo e um dos coordenadores do evento, o suicídio deve ser encarado como caso de saúde pública, por isso a importância de debater o tema em um evento interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. “Serão apresentados casos de violência autoinfringida em que pretendemos descortinar os aspectos biopsicossociais do suicida e as ações pertinentes que podem ser realizadas, no trabalho de posvenção, junto aos sobreviventes”, esclarece.

O IFSP está localizado na avenida Jerônimo Figueira da Costa, 3014 - Pozzobon. Mais informações sobre o I Seminário Interdisciplinar Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio podem ser obtidas pelo (17) 3426-6700.



Suicídio no Brasil



Em 2017, o mapa da violência aponta que desde o ano de 2000 houve um aumento de 10% nos casos de suicídio no Brasil, principalmente no público jovem com faixa etária entre 15 a 29 anos. De acordo com o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz (2017), criador do Mapa da Violência, acredita-se que os números de suicídios no país são extremamente maiores que o tabulado, uma vez que grande parte dos casos são subnotificados.



Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Foi trazido ao Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).



Programação

7h30– Credenciamento e Coffe de abertura 8h– Composição da mesa das autoridades e abertura cultural

8h20– Apresentação do trabalho executado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) – S.J. do Rio Preto

9h- Panorama das incidências de Suicídio no município de Votuporanga e atuação da Rede de Saúde Mental frente aos casos



Palestrante: Reinaldo Antônio de Carvalho – (Coordenador da Rede de Saúde mental do município de Votuporanga. Graduado em Enfermagem. Especialista em Saúde Mental e Especialista em Dependências Químicas pela UNIFESP/PROAD. Mestre no programa de Pós Graduação em Educação e Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp).

10h– Os aspectos comportamentais do suicida e as possíveis formas de terapêutica Palestrante: Dr. José Rubens Naime - (Médico pela Escola Paulista de Medicina (1977). Especialista em Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina (1979). Aprofundamento em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae (1986). Especialista em Psicologia Analítica pela Universidade São Francisco (1993). Especialista em Psiquiatria e Dependência Química pela Universidade de Santo Amaro (2005). Docente no curso de Medicina da UNIFEV).

11h- O luto pelo suicídio e o trabalho de Posvenção junto aos sobreviventes

Palestrante: Vinícius Schumaher de Almeida - (Psicólogo pelo Centro Universitário de Votuporanga com ênfases em Psicologia da Saúde e Clínica Psicanalítica. Pós-graduando em teoria, pesquisa e intervenção em luto pelo Instituto de Psicologia 4 Estações de São Paulo. Fundador e coordenador do Núcleo de Apoio e Orientação ao Luto – NAOPE. Psicólogo Clínico).

12h- Encerramento com a formação do “laço amarelo humano”

Publicidade