GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Bispo da coletiva e explica o Ano Nacional Laico

Ele também aproveitou para apresentar um balanço das atividades do primeiro ano da Diocese

Publicado em: 07 de dezembro de 2017 às 19:11

Bispo da coletiva e explica o Ano Nacional Laico
O Bispo da Diocese de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas, se reuniu com a imprensa na manhã dessa quinta-feira (7/12) para apresentar um balanço das atividades do primeiro ano da Diocese e também para detalhar o Ano Nacional do Laicato – o Ano do Leigo. A coletiva também contou com a presença de padres e funcionários e voluntários da Catedral Nossa Senhora Aparecida.

A novidade divulgada pelo Bispo foi a nomeação do padre da Catedral, Gilmar Margotto, na função de assessor de imprensa, com o objetivo de facilitar o contato e acesso dos veículos de comunicação nos assuntos relacionados às atividades da Diocese.

Na oportunidade Dom Moacir aproveitou para elencar as nomeações de cargos importantes para o funcionamento desse primeiro ano. “Antes de assumir a Diocese já me reuni com os padres para distribuir algumas funções e três pessoas foram escolhidas para ajudar nessa fase inicial, o padre coordenador de pastoral, Geomar Alves dos Santos, o padre ecônomo Carlos Roberto dos Santos e o padre chanceler Roberto da Silva Bocalete, que dá a validade para os documentos da Diocese”.

Junto ao ecônomo também foi definido o contador da Diocese, André Grattão. Posteriormente aconteceu a nomeação do vigário Geral, função assumida pelo padre Lorival Angelo Marques. Dom Moacir também destacou sobre o Conselho de Presbíteros. “É o senado do Bispo, que ajuda no encaminhamento das atividades e a partir dele foi criado o Colégio de Consultores, que ajuda nas decisões econômicas”. O destaque ficou ainda para algumas das conquistas do primeiro ano da Diocese. “Realizamos a primeira Assembleia Pastoral, dando condições para o nosso plano de trabalho e também o encontro com os presbíteros, onde debatemos sobre sofrimento psíquico dos padres. Além disso, em 2017 vivenciamos o Ano Mariano, os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, tendo excelente participação na Catedral e nos ajudando a viver melhor o plano que Deus realizou sob Nossa Senhora.”

Sobre o Ano Nacional do Laicato, Dom Moacir enfatizou a proposta para 2018. “A ideia está embasada no documento 105 assinado ano passado por nossos Bispos, ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade’, que traz o lema ‘Sal da terra e luz do mundo’ (Mt 5, 13-14). Poderemos celebrar a presença dos leigos e a sua vocação de ser sal da terra e luz do mundo. Além de aprofundar a vocação, também aprofundar a espiritualidade, ajudando a testemunhar e seguir o desejo de Jesus Cristo, sendo Evangelho vivo na sociedade”.

Na coletiva, padre Gilmar reforçou o convite para a Missa de abertura do Ano Nacional do Laicato, que será nessa sexta-feira, dia 8 de dezembro, data que a Igreja comemora a Solenidade da Imaculada Conceição, às 20 horas, na Catedral. Será presidida por Dom Moacir e concelebrada pelos padres da Diocese. O tema será trabalhado até a Solenidade de Cristo Rei, em novembro de 2018. Já na segunda-feira, dia 11, às 19h30, a Missa na Catedral será para celebrar o aniversário de 30 anos de vida sacerdotal de Dom Moacir.

Por fim, padre Gilmar, agradeceu o apoio dos meios de comunicação. “A imprensa tem sido muito parceira da Igreja e tem nos ajudado na divulgação dos trabalhos sociais e projetos. Que Deus abençoe e recompense por todo o bem que fazem, pois sabemos da importância e participação de vocês.”

Entre os padres presentes estavam o padre Lorival Angelo Marques, padre Geomar Alves dos Santos, padre Carlos Roberto dos Santos, padre Alexandre Pereira da Silva e o padre Edivaldo Medeiros. Vale ressaltar que qualquer solicitação da imprensa relacionada à Diocese ou ao Bispo, poderá ser encaminhada ao padre Gilmar, que fará o intermédio para atender as demandas. O telefone da Catedral é (17) 3421 6245 ou (17) 99742 8470.



Publicidade