Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PROJETO DE RECICLAGEM DE ÓLEO DA SAEV VAI SORTEAR 10 BIKES

“De Olho no Óleo”: pareceria da Secretaria Municipal da Educação e Saev Ambiental

Publicado em: 28 de dezembro de 2017 às 13:19

Desenvolvido desde o ano de 2015 pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação e com o apoio da Saev Ambiental, o Projeto “De Olho no Óleo” tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar a respeito dos danos que o descarte inadequado do óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente.

A iniciativa integra um dos quatro de eixos de atuação do Projeto Maritaca de Educação Ambiental e conta com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, que são estimulados pelos professores a contribuir com o recolhimento adequado de óleo de cozinha usado.

Como prova de reconhecimento do empenho dos estudantes e educadores nessa causa, o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA) realizou a doação de dez bicicletas, que serão sorteadas mensalmente, ao longo do ano de 2018, entre os alunos que colaborarem com o projeto, levando para a escola seu óleo de cozinha usado.

Todo o óleo arrecadado pelo projeto é vendido para uma empresa sediada no município de Agudos (SP), que dá ao material uma destinação ambientalmente correta, possibilitando, assim, a fabricação de novos produtos.

O dinheiro da venda é encaminhado à Associação de Pais e Mestres (APM) e revertido em benefício aos alunos participantes da iniciativa, que são premiados, estimulando, assim, sua contribuição com a preservação ambiental.

“A classe que mais arrecada óleo de cozinha usado é tradicionalmente premiada com um passeio ecológico. Em 2018, graças à colaboração do FUNDEMA, além do passeio, haverá também o sorteio as bicicletas, o que nos ajuda a incentivar ainda mais a participação dos alunos”, afirmou o educador ambiental Abílio Calille Junior, responsável pela coordenação do projeto.



“De Olho no Óleo”

De acordo com Abílio, “só em 2017, o projeto ‘De Olho no Óleo’ retirou do descarte indevido um total de 10.133 litros de óleo de cozinha, que foram corretamente recolhidos e encaminhados para serem transformados em novos produtos, como desmoldantes e desengraxantes”. Graças a essa ação, evitou-se que mais de 202.660 m³ de água fossem contaminados.

Ainda segundo o educador, a principal proposta do projeto é a de mostrar aos munícipes que é possível descartar o líquido de maneira adequada, sem jogá-lo no ralo da pia, prejudicando, assim, o meio ambiente. “Queremos ensinar às crianças e às suas famílias que existem meios de diminuir ou acabar com este tipo de poluição”, comentou.

“Quando jogado diretamente no ralo ou no lixo, o óleo de cozinha usado pode vir a poluir córregos, riachos e rios, além de danificar os encanamentos das residências. Já quando o líquido é lançado no solo – como no caso do óleo que vai para os lixões ou que se junta à água dos rios e se acumula em suas margens –, ocorre uma impermeabilização, que impede a absorção da água, agravando o problema das enchentes”, finalizou.

Publicidade