Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

RÁDIO LÍDER: após 61 anos emissora AM mais antiga de Votuporanga é desligada

Canal 830 começou como Rádio Clube e há 18 anos pertenceu à família Tridapali

Publicado em: 30 de dezembro de 2017 às 16:52

RÁDIO LÍDER: após 61 anos emissora AM mais antiga de Votuporanga é desligada
Após 61 anos a frequência 830 AM é deletada em Votuporanga. Ontem (29/12), pontualmente às 16 horas, o transmissor da Rádio Líder AM foi desligado. A última rádio AM no ar em Votuporanga. Isso porque desde o último dia 18 a Líder opera em FM, no canal 107,5.

A emissora migrou para o FM após autorização do Ministério das Comunicações, após 18 anos de operação. Poucas AMs ainda são sintonizadas no Brasil. Com a tendência do rádio atual a faixa comercial de AM deve ser extinta. Esse espaço vazio no sintonizador deve ser futuramente ocupado por outros meios de transmissão.

A Líder AM foi precursora em Votuporanga. Ela sucedeu a Rádio Clube, do grupo Vanguarda, da família do jornalista Nélson Camargo, fundada há 61 anos. Durante a inauguração oficial da Líder FM um dos diretores do grupo, Clodoaldo Tridapali contou a trajetória da rádio.

Veja o discurso de Clodoaldo na íntegra:

“Assim como qualquer outra atividade comercial bem sucedida, o empreendedorismo é o ponto de partida da história da Rádio Líder de Votuporanga.

Ela começa em agosto de 1956 quando o saudoso jornalista Nelson Camargo e família fundaram a Rádio Clube AM.

Foi, deveras, um ano marcante. Juscelino Kubitschek assumia a presidência do Brasil. Pelé iniciava sua carreira no Santos FC. E o primeiro automóvel era fabricado no país.

Mas, para Votuporanga, o importante mesmo, era que a cidade ganhava sua primeira emissora de rádio. Àquela visão empreendedora do jornalista Nelson Camargo, sem dúvida foi significativa para o crescimento de Votuporanga.

Mas, a superação e a paixão pelo rádio também fazem parte de nossa história...Por aqui passaram inúmeros colegas, que se destacaram por serem excelentes comunicadores. (muitos deles infelizmente não estando mais conosco)

Além de terem o dom da comunicação, foram persistentes e corajosos em conquistar o carinho, a audiência e o respeito dos ouvintes. Entre esses, em 1958, com apenas 19 anos, Osvaldo Tridapali, conhecido cariosamente como “Cumpadre Vardão”, saía de Simonsen, de bicicleta, para vir trabalhar nesta emissora - primeiro como sonoplasta (como os técnicos de som eram chamados na época), e dois anos depois como locutor.

Foram anos de dedicação a Radio Clube AM com programas inovadores como “Clube nas Fazendas” e “Viola Fora de Hora”.

Essa paixão pelo rádio nos leva agora ao ano de 1999, quando Osvaldo Tridapali e seus dois filhos, Teotônio e Clodoaldo Tridapali, adquiriram a Rádio Clube AM, alterando o nome da emissora para Rádio Líder. Foram 18 anos de um trabalho sério e responsável, superando os desafios de uma economia instável e a concorrência de outros meios de comunicação como a TV, a internet e o rádio FM.

Até que, após um processo longo e custoso, o rádio AM recebeu a autorização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para migrar para o FM, uma antiga reivindicação dos radiodifusores. Isso é tão importante para o rádio AM como foi para a TV, quando saiu do preto e branco para a transmissão em cores. Apesar da austeridade do período “preto e branco”, o rádio AM sobreviveu.

O rádio é único veículo de comunicação que se ouve fazendo outra coisa. As pessoas dirigem ouvindo rádio. Trabalham ouvindo rádio. Fazem caminhada ouvindo rádio e até estudam ouvindo rádio. É por isso que o rádio sobreviveu.

A Rádio Líder Am também sobreviveu. . . e hoje, 18 de dezembro de 2017...com muita satisfação e alegria, entregamos à população de Votuporanga e região...a RÁDIO LIDER FM, na frequência de 107,5, uma emissora nova, moderna, equipada com o que há de mais avançado na tecnologia atual. Embora seja uma empresa comercial, agora com um novo perfil em sua programação, a Líder FM, por meio de seus comunicadores continuará sendo uma rádio amiga, de prestação de serviços e entretenimento. Essa é a responsabilidade que a direção e colaboradores assumem nesta nova fase da Rádio Líder de Votuporanga. A História, que foi marcada pelo empreendedorismo, persistência e paixão pelo rádio vai continuar, agora nas ondas sonoras da 107,5 – Líder FM de Votuporanga.”





Publicidade