Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

6 DE ABRIL - DIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Ação especial voltada a toda população interessada em se movimentar em Votuporanga

Publicado em: 27 de março de 2018 às 18:52

A atividade física é a prática fundamental para a melhora e a manutenção da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Para reforçar a importância desse hábito na rotina da vida das pessoas, incorporando mais vitalidade energia ao corpo e à mente, a Organização Mundial da Saúde instituiu em 06 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física.

Em Votuporanga, a Secretaria Municipal da Saúde realiza também nesta mesma data, das 18h às 20h, uma ação especial voltada a toda população interessada em movimentar-se. Atividades de zumba, dança, sessão de alongamento e treino funcional serão ministradas gratuitamente no Parque da Cultura por profissionais da área habilitados. Não é necessário inscrever-se para participar do evento.

O tema desta ação será "Seja ativo todos os dias" e conta com o apoio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e com as parcerias das Secretarias da Cultura e Turismo e, Esporte e Lazer da Prefeitura de Votuporanga. Estimular mais pessoas a se beneficiarem com a prática da atividade física, seja em academias ou em áreas públicas é o que busca tal iniciativa. Assim como o Programa Academia da Saúde, idealizado pelo Ministério da Saúde junto aos municípios, é realizado em Votuporanga, e todos os dias vem atraindo novos adeptos.

A Academia da Saúde é uma estratégia que visa a promoção de atividades físicas e práticas corporais em espaços públicos, sempre com a orientação de profissionais habilitados. O município já conta com dois polos, um no distrito de Simonsen e outro no bairro São João. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e estão abertos a toda população. As aulas são realizadas gratuitamente por educadores físicos habilitados, que oferecem um programa especial, composto por alongamentos e exercícios aeróbicos, garantindo a prática do exercício regular e o consequente bem-estar e cuidado com a saúde.

Inatividade Física

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a inatividade física é o segundo principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência dela. A falta de atividade física é um fator de risco importante para doenças crônicas não-transmissíveis como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente.

A Academia da Saúde funciona na Praça Ademar de Barros, em frente a Unidade de Saúde “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, na rua Luis Lamana, nº 3082, no bairro São João. Em Simonsen, a Academia está localizada na Praça da rua São Paulo, no Loteamento Emílio Roque Fávaro.

Publicidade